esporte

Novos tempos para a Espanha: tietes, toureiro, histeria e cobrança

13 jun 2013 - 12:49

Redação Em Dia ES

Share

Lá em 10 de junho de 2009, quando desembarcou na África do Sul para a disputa da Copa das Confederações, a Espanha já carregava certo favoritismo. Mas não causava a histeria de hoje. No ciclo de quatro anos entre uma edição e outra do torneio que agora será sediado no Brasil, a Fúria emendou outro título europeu e ganhou a Copa do Mundo. De quebra, conquistou uma notoriedade que ficou evidente nesta quarta-feira, quando Casillas, Xavi, Iniesta e outros craques desembarcaram como astros no Recife.

São novos tempos para a Espanha. Os títulos da seleção se unem à força midiática de clubes como Barcelona e Real Madrid para criar uma legião de fãs mesmo no Brasil, teoricamente a terra do futebol. Nesta quarta-feira, quatro amigas, todas jovens, na casa dos 20 e poucos anos, foram ao hotel recepcionar os atletas.

Motivo: são os ídolos delas no futebol. Mariana Lima, 21 anos, é fã de Xavi e Iniesta; Rita Oliveira, 22, é doida por Sergio Ramos; Carolina Saito, 22, estava lá por Casillas e Sergio Ramos; Mariana Ferreira, 22, torce especificamente pelo Bayern de Munique, onde joga Javi Martínez, a motivação para ela estar ali. Para elas, alguns desses atletas soam mais familiares do que boa parte dos componentes da seleção brasileira.

Carolina Saito se deu bem. Ganhou um autógrafo, em sua camisa do Real Madrid, de Sergio Ramos. Ele foi o único jogador a atender o apelo dos fãs. E que apelos… A cada atleta que passava rumo ao interior do hotel, os torcedores chamavam os nomes: Casillas, Fernando Torres, Xavi, Iniesta, David Silva, David Villa – todos eles foram alvos de gritos quase desesperados. São celebridades.

– Só de podermos vê-los pessoalmente já é muito melhor do que pela TV – resumiu Mariana Ferreira.

Espanhóis também foram recepcionar a Fúria. Recife tem pelo menos 600 cidadãos nascidos na Espanha. Uma família que mora há oito meses na cidade vestiu a camisa da Roja e foi ver a chegada dos atletas. Puxou gritos de “Espanha, Espanha, Espanha”, prontamenta entoados por brasileiros e também por uma família de mexicanos. Um menino tinha os olhos especialmente arregalados. Carregava um par de luvas. Queria conhecer Casillas.

Enquanto isso, um toureiro corria de um lado para o outro. Falso toureiro. Era um pernambucano brincando com a chegada da Espanha. Mas até entrevistas ele deu. E para Shakira. Claro, uma falsa Shakira – um programa de humor de uma TV local resolveu brincar com a presença de Piqué, o namorado da cantora, na cidade.

Mas nem tudo foi festa. Com a fama que ganhou a seleção espanhola, nasce também a cobrança. Os fãs queriam mais atenção. Tanto no aeroporto quanto no hotel, a passagem dos jogadores foi muito rápida. Alguns torcedores ficaram incomodados. Foi o caso do estudante Eugênio Juliano, que queria ver especialmente Andrés Iniesta. Foi ao aeroporto para isso. Mas não conseguiu.

– É muito triste. Fiquei bem perto de ver Iniesta, mas eles decidiram nem olhar para a cara da gente. É chato, pois eu não queria fazer tumulto nem nada. Bastava que eles passassem por perto. Só queria ter a oportunidade de vê-lo. Mas não foi possível – disse o torcedor.

Os fãs que não conseguiram contato com os craques da Fúria podem ter novas chances. A estreia na Copa das Confederações é só no domingo – às 19h, contra o Uruguai, na Arena Pernambuco. Até lá, o elenco espanhol ficará hospedado em um hotel à beira-mar na praia de Boa Viagem. Os astros devem escapulir para uma ou outra caminhada. Além disso, treinarão no CT Wilson Campos. A primeira atividade será já nesta quinta-feira, às 19h. Mas não está confirmado se será liberada a presença de torcedores

Fonte: Globoesporte.com

0
0
Atualizado: 13/06/2013 12:49

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.