esporte

Com atleta capixaba, Jogos Sul-Americanos Escolares começam nesta segunda (4) no Chile

04 dez 2023 - 10:55

Redação Em Dia ES

Share
Wender Rocha, de Linhares, embarcou na manhã desta segunda para Santiago, junto com a técnica Kelley Bonicenha, para participar da competição
Com atleta capixaba, Jogos Sul-Americanos Escolares começam nesta segunda (4) no Chile. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Começa, nesta segunda-feira (4), em Santiago, no Chile, a 27ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares, a maior competição esportiva da América do Sul. O evento contribui para o desenvolvimento esportivo, cultural e de intercâmbio entre jovens de 12 a 14 anos dos 11 países participantes.

Os jogos, que vão até o dia 9/12, têm como características a união entre o esporte e o processo educacional, além de fortalecer os laços de amizade e a aceitação de diferentes costumes e práticas sociais por meio do esporte.

A competição destina-se a jovens estudantes que frequentam instituições de ensino dos países que compõem o Conselho Esportivo Sul-Americano (Consude).

Atleta do ES
O atleta Wender Machado Rocha, de Linhares, embarcou na manhã desta segunda para Santiago, junto com a técnica Kelley Bonicenha, para participar da competição.

Sobre os jogos
Com uma delegação formada por 222 pessoas, entre atletas, técnicos, médicos, jornalistas e comissão técnica, os atletas competirão no Sul-Americano em 11 modalidades, sendo duas paradesportivas – atletismo adaptado e paranatação – e nove esportivas – atletismo, natação, judô, xadrez, tênis de mesa, basquetebol, handebol, futsal e voleibol.

Os atletas que irão competir no Sul-Americano são campeões dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), critério adotado pela CBDE para a convocação da equipe do Brasil. O Sul-Americano reúne 20 mil crianças de 11 países, que participarão de competições nas categorias masculino e feminino.

1
0

Atualizado 10 dez 2023 - 23:00

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.