O interesse da Austrália pelo Espírito Santo não é novo. No início de novembro, o país fechou um acordo com o Governo do Estado para fazer do Centro Olímpico Jayme Navarro de Carvalho sede dos treinamentos da natação, no período pré-olímpico.
O grupo foi composto pela diretora de Esportes do Comitê Olímpico Australiano, Fiona de Jong, pelos diretores do Instituto Australiano de Esporte, Mike McGovern e Shona Halson.
Além das obras do Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho, na capital, a programação inclui visitas à Aert e à Estação Conhecimento, na Serra, Álvares Cabral, Clube Ítalo Brasileiro, Ginásio Jones dos Santos Neves, Iate Clube e Ufes, em Vitória, e o Estádio Estadual Kleber Andrade, em Cariacica.
Para o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite, as visitas estrangeiras são consequência do trabalho que o Espírito Santo tem feito para aproveitar os grandes eventos esportivos, que se aproximam no Brasil. “Já recebemos dirigentes da Grã-Bretanha e os próprios australianos. Além disso, estamos conversando com outros países visando não só as Olimpíadas, mas também a Copa do Mundo”, afirmou Vandinho.
Centro de Treinamento Jayme Navarro de Carvalho
São mais de 25 mil m² de área. Além da sede administrativa da Sesport, dos dois ginásios poliesportivos e da academia – que são estruturas existentes e em funcionamento -, a área terá um ginásio exclusivo para ginásticas artística e rítmica, um ginásio de lutas, duas quadras de areia – para vôlei de praia, e um parque aquático. Ao todo, o centro terá capacidade de atender nove modalidades.
Redação Portal Ouro Negro