esporte

Atleta de Sooretama fica entre os primeiros em maratona em São Paulo

08 abr 2025 - 17:00

Redação Em Dia ES

Share
Leonardo Alves, de 44 anos, foi um dos únicos atletas amadores entre os primeiros colocados da 29ª edição da prova, que reuniu mais de 20 mil participantes na capital paulista neste domingo (6)
Atleta de Sooretama fica entre os primeiros em maratona em São Paulo. Foto: Reprodução

Leonardo Alves, de 44 anos, morador de Sooretama, no norte do Espírito Santo, ficou entre os primeiros colocados na 29ª edição da Maratona Internacional de São Paulo, realizada no último domingo (6) Ele concluiu os 42 quilômetros da prova em 12º lugar na elite masculina, competindo ao lado de corredores profissionais de renome mundial.

A largada e a chegada aconteceram no Parque do Ibirapuera, um dos pontos turísticos mais conhecidos da capital paulista. Mais de 20 mil atletas, entre brasileiros e estrangeiros, participaram da corrida, considerada uma das mais tradicionais do calendário do atletismo nacional. O vencedor da maratona foi o tanzaniano Charles Boay Sulle, seguido pelos quenianos Vestus Cheboi Chemjor e Willian Kibor, que completaram o pódio.

Leonardo foi um dos 27 atletas autorizados a largar no pelotão de elite. A classificação foi conquistada a partir de seus resultados em competições regionais e nacionais. Entre os adversários na prova estavam nomes como o etíope Gosa Bogali e vários corredores brasileiros com histórico de pódio.

“Minha expectativa era por uma colocação melhor, mas é uma satisfação enorme poder competir nesse nível e completar a prova entre os primeiros”, disse Leonardo, após cruzar a linha de chegada.

Apesar de integrar o grupo de elite, Leonardo não é atleta profissional. Ele concilia os treinos com o trabalho como pintor de construção civil, profissão com a qual garante o sustento da família. Os treinos acontecem nos horários disponíveis, geralmente no fim de tarde e à noite, às margens da BR-101, rodovia que corta o município de Sooretama.

O atleta participa de corridas em todo o país e vem se destacando nos últimos anos. Desde 2023, Leonardo conta com o apoio do Programa Bolsa Atleta de Sooretama, que oferece incentivo financeiro a esportistas locais. “É uma honra representar a cidade em uma competição de porte internacional como a Maratona de São Paulo”, afirmou.

O vice-prefeito de Sooretama, João Paulo da Silva, esteve presente na prova. Ele é autor da lei que criou o programa de apoio aos atletas, quando ainda era vereador. “O Programa Bolsa Atleta permite que o sonho de muitos atletas se torne realidade, investindo nos talentos do esporte de nosso município”, disse.

Além de Leonardo, o programa beneficia outros atletas e equipes da cidade, em diferentes modalidades esportivas. “É um atleta de alto nível que projeta o nome de Sooretama em todo o Brasil”, completou João Paulo.

A Maratona Internacional de São Paulo é realizada anualmente e inclui outras modalidades além dos 42 km da maratona completa, como as distâncias de 5 km, 10 km e 21 km (meia maratona), com percursos pelas principais avenidas e pontos históricos da cidade. A programação atrai corredores amadores e profissionais de várias regiões do Brasil e de outros países.

0
0
Atualizado: 08/04/2025 18:13

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.