entretenimento

Teatro Carlos Gomes reabre em novembro com show de Silva e Orquestra Sinfônica

27 out 2025 - 10:35

Redação Em Dia ES - por Julieverson Figueredo

Share
Símbolo cultural do Espírito Santo, fechado desde 2017, volta restaurado com 450 lugares, café e nova estrutura cênica. Evento de inauguração será ao ar livre
Teatro Carlos Gomes, localizado no Centro de Vitória, antes da reforma. Foto: Divulgação/SECULT

O Teatro Carlos Gomes, localizado no Centro de Vitória, reabrirá ao público no dia 22 de novembro, às 16h, após permanecer fechado desde 2017 para obras de restauro. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (27) pelo governador Renato Casagrande. A celebração contará com uma apresentação do cantor capixaba Silva e da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses), realizada ao ar livre, em frente ao teatro, que também estará aberto para visitação do público.

O governador anunciou a data e a atração principal da reabertura. “Abram as cortinas! O espetáculo vai começar no coração de Vitória. O Teatro Carlos Gomes está de volta restaurado, moderno e pronto para viver novos aplausos. E para comemorar, no dia 22 de novembro, às 16 horas, teremos uma grande inauguração com show de pocar do capixaba Silva e da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo”, declarou Casagrande.

“A apresentação será ao ar livre, na frente do Theatro, que estará aberto para visitação do público”, complementou o governador. Detalhes sobre o acesso ao evento devem ser divulgados posteriormente.

Restauro e modernização
As obras de restauro do espaço cultural foram iniciadas em 2023. Segundo as informações divulgadas, no momento, falta finalizar as intervenções nos camarins, nos sanitários, na área administrativa e as instalações de acessibilidade.

Na área interna, as poltronas, a pintura do artista Homero Massena (1885-1974) no teto e o lustre principal foram restaurados. O espaço, que terá capacidade para 450 assentos, está totalmente iluminado e recebeu nova cobertura, novo sistema de ar-condicionado e novos sanitários.

A parte cênica também foi concluída e conta com novos camarins, sistema de áudio e uma cortina de segurança projetada para conter chamas em caso de incêndio. Uma das novidades da estrutura é um café, que ficará aberto durante a semana, permitindo que o teatro receba visitantes também nos dias em que não houver espetáculo agendado.

Execução do projeto
Os trabalhos para elaboração do projeto de restauro e modernização do Teatro Carlos Gomes começaram em 2020. O projeto envolveu equipes da Gerência de Memória e Patrimônio (GMP) e da Gerência de Espaços e Articulação Cultural (Geac), ambas da Secult, além de representantes do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) e da empresa Arquistudio Arquitetura e Urbanismo, vencedora da licitação para a elaboração do projeto técnico.

O escopo do projeto contemplou melhorias gerais na edificação, como tratamento acústico, climatização, modernização dos sistemas hidráulico e elétrico, equipamentos de segurança, obras de acessibilidade aos diferentes níveis do teatro (incluindo o palco) e o restauro dos elementos arquitetônicos e ornamentais.

As obras são realizadas a partir de um acordo de cooperação entre o governo do Estado, por meio da Secult, e o Instituto Modus Vivendi. Os recursos foram captados junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e à EDP, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A gestão do contrato é de responsabilidade do DER-ES, enquanto o acompanhamento técnico é feito pela Secult, através da GMP e da Geac.

História
O Teatro Carlos Gomes é o mais antigo do Espírito Santo e foi inaugurado em 1927. A sua construção preencheu a lacuna deixada pelo Teatro Melpômene, que foi demolido após um incêndio.

Projetado pelo arquiteto italiano André Carloni, sua arquitetura de estilo neorrenascentista foi inspirada no Teatro Alla Scala, de Milão, na Itália. A primeira peça encenada no local foi “Verde e Amarelo”, de José do Patrocínio e Ruy Pavão, com a Companhia da Revista Tam-Tam.

O imóvel foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC) em 1983, mantendo-se ativo na apresentação de peças e espetáculos de música e dança até o seu fechamento para a reforma em 2017.

0
0
Atualizado: 27/10/2025 19:26

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.