Você sabe o que é a síndrome da impostora? É a crença de que não merece ser bem-sucedida, de que é incapaz de realizações e que a qualquer momento as pessoas irão descobrir que é uma fraude. A condição é uma experiência individual baseada em uma autopercepção de falsidade intelectual, ou seja, de ser uma fraude.
A pessoa que sofre com essa síndrome sempre acha que as outras pessoas são melhores, mas capazes e que ela não é capaz de realizar coisas. Tem dificuldade de receber elogios e não se sentir merecedora desses elogios.
Geralmente esse excesso de cobrança vem da própria pessoa é uma observação da própria pessoa não dos outros.
As pessoas com essa síndrome têm tendência à autossabotagem. Constrói uma imagem de si mesma como incompetente ou insuficiente. Essa pré-disposição está na mente de todo ser humano, porém, pode variar de acordo com o meio em que vive, principalmente da base mental que vem da infância.
Primeiro passo para se livrar desta síndrome é desenvolver autocompaixão. Que é tratar a si mesmo como trataria uma amiga, sendo generosa consigo e ir desenvolvendo o auto perdão. Não se sentir culpada, mas responsável pela própria vida, se perdoando do que possa ter sofrido.
O próximo passo é a pessoa desenvolver autoconfiança através de micro decisões. É importante olhar a área que precisa de atenção e tomar decisões por menores e mais insignificativas que posso parecer.
A consciência de que você precisa desenvolver uma ação para transformação deste sentimento de inferioridade é o primeiro passo para que sua vida seja melhor e você se sinta merecedora de coisas boas. No meu consultório recebo pessoas com estes sintomas todos os dias. E eles são tratáveis, reversíveis.
Talvez você tenha esses sintomas da síndrome da impostora. Peça ajuda profissional, a hipnoterapia pode te ajudar. Você nasceu pra grandes coisas, você nasceu para ser feliz, se cuide!