entretenimento

Mulher de ID – Por que você mente sobre seu casamento?

27 jun 2021 - 15:07

Redação Em Dia ES

Share
Não é difícil encontrar pessoas que mentem sobre o próprio casamento. Falam que está tudo bem, quando não está; ou que não há brigas e desentendimentos, quando as confusões são quase diárias; ou até que os projetos de casal estão bombando, quando sequer existem projetos.

Existem mentiras que contamos não apenas para os outros, mas também para nós mesmos. A gente quer que a vida de casal seja maravilhosa, cheia de projetos e muita felicidade, mas como isso não acontece, passamos a nos enganar, fingindo que está tudo bem. E isso acaba com a gente silenciosamente. O primeiro passo para não cair nesse buraco é identificar que mentiras são essas que contamos o tempo inteiro para nós mesmos.


Existem certas mentiras comuns em grande parte dos relacionamentos. Uma das mais recorrentes é dizer que o casamento vai bem. Às vezes, as pessoas chegam à minha clínica de terapia afirmando que o casamento está bem, excelente, uma maravilha, porém, sempre existe um “mas” no final da frase. A partir daí, começam a falar o porquê de não estar tão bem assim. É neste momento que começa finalmente a libertação. Quando a pessoa assume a mentira que conta para si mesma, ela começa a se ajudar.

Não é vergonhoso precisar de ajuda, vergonhoso é tentar se enganar. Você alcança a consciência do verdadeiro estado do seu relacionamento quando para para refletir, não quando maqueia a situação. Seja no relacionamento ou com a gente mesmo, precisamos da maior sinceridade possível dia a dia, pois é libertador refletir sobre a vida, os sonhos e os anseios. Isso nos dá visão de futuro, perspectivas de vida e autoconhecimento. Por isso, é tão importante não jogar o problema para debaixo do tapete, mentindo para si mesmo.

Há pessoas que, quando casam, param de sonhar, pois começam a viver apenas a vida do outro, não a sua. A consequência disso é que começam a sofrer e não sabe por que. A situação se agrava quando esse sofrimento passa a desgastar até a saúde da pessoa, sem que ela sequer compreenda o motivo. Os anos vão passando e a infelicidade apenas aumenta. Aos poucos, a pessoa passa a não se reconhecer mais, não saber do que gosta, do que não gosta, nem do que a faz feliz. E mentir para si mesmo sobre essa situação só agrava o problema.

A consequência imediata de viver essa mentira é você esmagar sua própria identidade. Você não merece isso. Lembre-se sempre: você nasceu para ser feliz e amada. Por isso, é importante buscar uma ajuda profissional quando perceber que se perdeu. Na terapia, por exemplo, você pode falar abertamente da situação, tentar explicar o que acontece e enxergar mais profundamente as causas e soluções. Ter esse olhar com liberdade, sem filtros, medo ou julgamentos, é realmente fantástico, sobretudo para a saúde. 

Mentir sobre o casamento e sobre a própria felicidade é uma fuga que só afunda mais ainda quem somos de verdade. Seja uma mulher de identidade, abandone as mentiras que conta para si e para os outros e comece a ser feliz, porque você merece.


0
0
Atualizado: 27/06/2021 15:07

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.