Muitos pacientes me procuram tentando entender como se formam os traumas. Geralmente, eles já estão sofrendo consequências desses traumas, daí fazem buscas na internet tentando entender, assistem a vídeos de influenciadores falando sobre o tema – muitas vezes, falas erradas -, e até procuram profissionais para se aprofundar. É comum tentar entender como se formam os traumas, até para não repetir tais comportamentos danosos com outras pessoas. Então, vamos compreender esse fenômeno, para depois tratá-lo.
Os traumas são fundamentalmente formados de duas maneiras: quando acontece a exposição a um impacto emocional muito grande ou quando repetidas vezes a pessoa é exposta a um mesmo estímulo. Em boa parte das vezes, essa exposição é a causadora de medo, temor, o que acaba acompanhando o paciente em seu inconsciente por um longo período.
Por exemplo, quando uma criança cresce ouvindo que ela não faz nada direito, isso pode acarretar que ela cresça com o trauma de não conseguir cumprir nenhum projeto, ou se autossabotar sempre que algo estiver dando certo. Tudo pelo trauma de que ela não faz nada direito. Ela passa inconscientemente a acreditar que nada é possível.
Outro exemplo são de homens que tem problemas com a vida sexual, seja desregrada ou com disfunções. Em alguns casos, a pressão social para que o homem seja o macho alfa é o que desencadeia os problemas como um gatilho. Geralmente, quando começa a adolescência, esse menino é estimulado repetidamente de formas danosas. Quando ele chega à vida adulta, é comum não ter uma vida sexual saudável.
Casos assim aparecem de forma bastante recorrente na minha clínica de hipnoterapia. Quando o paciente nos pede essa ajuda, realizamos um trabalho para resgatar a origem desses traumas e tratá-los em definitivo. Ressignificando a origem do trauma, o índice de eficácia se torna altíssimo. Se este é seu caso, saiba que há sim tratamento. Procure ajuda, porque o primeiro passo só pode ser dado por você.