Já parou para observar que algumas pessoas simplesmente não ouvem as outras? Infelizmente, essa atenção seletiva é bastante comum na sociedade. Por mais que você explique, tente buscar atenção e fale algo muito importante, a outra parte simplesmente não ouve, porque está nocivamente hiper concentrada apenas no seu mundo.
A situação é ainda pior quando misturamos um ingrediente perigoso: a realidade acelerada em que vivemos atualmente. As pessoas hoje não estão conseguindo ficar paradas um só instante, viver o momento, perceber o entorno e sentir o mundo acontecendo. Assim, a vida vai passando ser que a vivamos.
Na antiga Grécia, os filósofos observavam o contexto, as relações e os movimentos. A partir daí, construíam muito conhecimento. Já nos dias de hoje, boa parte das pessoas vive num ritmo tão frenético que nem percebem o mundo. Não param, não observam, não curtem os espaços nem os ambientes… É como uma onda hipnótica, na qual o transe faz o povo não pensar, mas sim apenas seguir o fluxo que todos estão seguindo. É um efeito manada.
A consequência disso tudo é simples: nunca se falou tanto em ansiedade. Você começa a falar algo para alguém e simplesmente o ouvinte diz: “aham”… Ou faz até pior: começa a falar algo sem sentido, repetindo a frase que acabou de falar, sem ter ouvido nada do que quis realmente dizer. Assim, obviamente, não há qualquer comunicação, apenas fingimento de atenção.
Eu, por exemplo, estava movimentando meu grupo de mulheres no Facebook e resolvi fazer uma dinâmica. Lancei uma enquete. As pessoas precisavam apenas completar a frase: “sou mulher, mas não gosto de…” Era uma dinâmica simples, fácil de responder. Muitas responderam. E “sutiã” acabou sendo a palavra campeã. Mas, no meio da dinâmica, uma moça que estava olhando para a tela do celular disse: “como? Você está sem sutiã? Nem parece…”
Quando deixamos de experienciar a vida, com todas as sensações que ela promove e o poder comunicação interpessoal com total atenção, perdemos também a nossa humanidade e a chance de vivermos uma vida plena, com saúde, paz e harmonia. Cuidado com você mesma. Quem ouve apenas o que quer deixa a vida passar sem ser vivida.