Técnica secular a hipnoterapia é um tratamento terapêutico que utiliza a hipnose para tratar ansiedade e outros distúrbios da mente.
Dizer que o número de pessoas com queixas de ansiedade aumentou consideravelmente durante a pandemia não é mais novidade. Também está se tornando comum ouvir a seguinte máxima: ansiedade é o mal do século.
Novidade ou não, o fato é que, quem sofre com crises de ansiedade, sabe o quanto é difícil conviver com os sintomas que tiram a qualidade de vida.
A grande questão é: como mudar essa forma que o seu emocional e o seu corpo encontraram de expressar o que você não está conseguindo resolver? Tratar o sintoma é importante, mas, identificar a causa, e trata-la, é indiscutivelmente mais eficiente para a cura real.
“Muitos dos problemas da mente são causados por impactos negativos ainda na infância ou adolescência, e acompanham o indivíduo durante anos, porém, se manifestam em determinados momentos da vida, entre eles a ansiedade. É preciso chegar a causa desse comportamento ansioso, e assim ressignifica-lo, dar um novo significado para essa dor. É isso que o especialista em hipnose clínica faz, ajuda o paciente nessa descoberta da causa.
Entre os sintomas da ansiedade estão: palpitação, falta de ar, dificuldade de manter a concentração, insônia, medo constante, medo de morrer, dores torácicas, sensação de perda de controle, irritação, agitação mental, entre outros.
Com hipnoterapia também é possível tratar, além da ansiedade, fobias, medos de toda natureza e traumas emocionais. Também ajuda quem precisa organizar sua carreira, direcionar seus projetos e recuperar a própria identidade perdida. Apesar dos mitos que envolvem a prática, a hipnoterapia é uma técnica antiga, secular, usada inclusive por grandes nomes das psicoterapias, como Freud. Na sessão, o paciente fica sempre no controle, diferente do que muitas pessoas dizem.
A hipnoterapia é um tratamento terapêutico que utiliza a hipnose para tratar o paciente. Através de técnicas hipnóticas, o paciente pode mergulhar nas origens das suas dores para conseguir, junto com o hipnoterapeuta, ressignificar, atribuir um novo significado aos impactos dessa dor. Dessa forma, os gatilhos da ansiedade perdem força, dando mais paz ao paciente. Com o tratamento de hipnoterapia, ele passa a sofrer menos com questões da mente, como a ansiedade, até conseguir controlá-la, já que agora ele sabe a origem e, com o hipnoterapeuta, conseguiu ressignificar essa dor inicial.
No Brasil vários conselhos de classe já reconhecem a hipnose como ferramenta clínica. O primeiro deles foi o Conselho Federal de Odontologia ainda em 1993, seguido pelos conselhos Federal de Medicina em 1999, de Psicologia em 2000, Fisioterapia e Terapias Ocupacionais em 2010, Enfermagem em 2018, e Fonoaudiologia em 2020.
É importante ter consciência de que não há mágica ou feitiçaria. A hipnose é apenas uma ferramenta capaz de nos ajudar a atingir um grau de concentração elevado, e assim, encontrar a origem dos transtornos. É importante reforçar que, durante todo o processo, o paciente tem consciência do que está acontecendo, diferente das histórias de cinema e livros de ficção. A hipnose clínica é uma ciência da saúde, não um show de humor.
Na hipnoterapia, o profissional conduz o paciente a elevar o nível de concentração e, assim, direcionar os pensamentos para a superação de um trauma, por exemplo. Por isso, é uma técnica tão procurada e com altos índices de sucesso em diversos tratamentos.