entretenimento

Mulher de ID – Cuidado com as fáceis receitas da internet para uma vida melhor

19 set 2021 - 20:15

Redação Em Dia ES

Share
É bastante comum estarmos no Instagram ou até no Youtube e aparecer para nós um vídeo de alguém ensinando regras simples e rápidas para se resolver problemas da mente, como ansiedade, fobias, traumas, dentre outros. Cuidado, principalmente se essas regras forem para questões que envolvem a mente e os sentimentos. Somos seres complexos justamente por termos uma variedade de emoções acumuladas, ano após ano. Antes de simplesmente acreditar em regras da internet e colocar sua saúde mental e de sua família em risco, pense bem.


Talvez um amiga tenha lhe enviado um vídeo que falava sobre como perder o medo de barata. Ou então outro vídeo falando um jeito fácil de não sofrer com relacionamentos ruins. Quem sabe até você tenha recebido outro que falava sobre a culpa do casamento problemático ser da mulher, que não entende o homem. Enfim, perceba que todos esses temas são complexos demais para serem resolvidos em um vídeo de 3 a 5 minutos ou menos. É como se você assistisse a vídeo sobre como fritar um ovo, quando na verdade você precisaria preparar um Cordon Bleu para resolver a questão.

O maior problema é que boa parte das pessoas passam por questões emocionais não resolvidas, mas resistem em procurar ajuda profissional. Daí, encanta-se por vídeos com falsas soluções mágicas, que só agravam o problema. Eu, em minha clínica de hipnoterapia, recebo constantemente pessoas que assumem não ter procurado a hipnose clínica antes porque achavam que se tratava daqueles shows da televisão. Muitas assimilaram, ao longo dos anos, que o hipnoterapeuta iria entrar na mente da pessoa, fazendo-a comer uma cebola pensando que é maçã. Um absurdo. Elas acabaram perdendo muito tempo porque se acostumaram a se encantar com falsas soluções da mídia.

Como meu trabalho é tratar problemas emocionais através da hipnose, sei bem como as pessoas precisam desse aprofundamento. O curioso é que muitas tem medo exatamente do transe que a hipnose gera dentro do tratamento, mas esquecem que a própria televisão ou Instagram causa o mesmo efeito, porém de forma prejudicial. Por exemplo, hoje se sabe que você entra em transe o tempo todo, até assistindo TV, porque nossa mente tem essa capacidade de  hiperconcentração. É por isso que, às vezes, você está assistindo a um filme, sabe que é ficção, mas começa a ficar com raiva do personagem ou até emocionada. E por quê? Porque o filme hipnotizou você, rompeu o fator crítico, fez você se esquecer de que aquilo era fantasia e despertou sentimentos e sensações que estavam guardados.

A lição que fica, portanto, é para que você cuide mais da saúde de sua mente, sem preconceito ou negligência. Pare de acreditar em falsos diagnósticos disfarçados vídeos da internet e procure especialistas para tratar suas questões junto com você. Quanto mais demorar a procurar ajuda, mais se perderá neste labirinto. Se é para se permitir hipnotizar, que seja para tratar sua mente, e não para bagunçá-la ainda mais com produtos da mídia. Procure ajuda profissional.
0
0
Atualizado: 19/09/2021 20:15

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.