A cantora IZA lançou nesse domingo (20), Dia da Consciência Negra, o edital Entra na Roda para selecionar projetos de empreendedores negros em parceria com o Instituto Identidades do Brasil (ID_BR). A iniciativa vai disponibilizar meio milhão de reais para potencializar negócios de empreendedores negros brasileiros.
“Sempre quis investir em um projeto que os impactasse e a pandemia, que afetou diretamente a classe trabalhadora, me fez refletir sobre como eu poderia usar a minha representatividade para ajudar essas pessoas que sofrem tanto com a disparidade do acesso às oportunidades e à inserção ao mundo produtivo”, afirmou a artista, em nota à imprensa.
Serão selecionados negócios nos segmentos de alimentação, entretenimento, beleza, moda e impacto social. Para trazer visibilidade aos empreendedores negros residentes no Norte e no Nordeste, 50% das vagas serão destinadas aos projetos localizados em estados dessas regiões.
As inscrições são virtuais, por meio do formulário disponível no site, e poderão ser feitas até 11 de dezembro. Podem se inscrever empreendedores pretos ou pardos, segundo a classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com mais de 18 anos, com MEI ou ME ativo.
20 negócios serão selecionados para receber oficinas de formação em empreendedorismo e um conselho formado por profissionais do ID_BR e jurados especialistas de cada área escolherá os dois vencedores por categoria. A premiação está marcada para abril de 2023, com o repasse financeiro no mês seguinte.
Fundado em 2016 por Luana Génot, o Instituto Identidades do Brasil fomenta a promoção da igualdade racial no mundo corporativo e desenvolve programas voltados para essa temática, como o edital Entra na Roda.
“Sou uma mulher negra, vinda do subúrbio carioca e sei da realidade da população negra periférica. Por isso quis investir meu tempo e meu dinheiro nesse projeto que abre espaço para que algumas pessoas avancem em seus sonhos, além de propiciar a capacitação de muitos empreendedores. Espero que, com isso, eu consiga ajudar na inclusão dos profissionais pretos no mercado de trabalho e que eu possa inspirar outros artistas a investirem também”, finalizou IZA.