O Ministério das Comunicações está prestes a lançar uma plataforma de streaming pública, intitulada “Tela Brasil”, semelhante aos serviços da Netflix, Prime Video e Disney+.
A iniciativa, que visa promover e democratizar o acesso a produções audiovisuais nacionais, foi anunciada para o segundo semestre deste ano. O ministério confirmou que os trabalhos estão em andamento e a plataforma será disponibilizada gradualmente ao público.
A “Tela Brasil” é uma iniciativa da Secretaria do Audiovisual, vinculada ao Ministério da Cultura, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas, que está contribuindo com a parte tecnológica do projeto.
O acervo da plataforma incluirá obras licenciadas pelo governo, como aquelas da Cinemateca Brasileira e da Funarte, além de licenças recentemente adquiridas de produções contemporâneas.
Em 2024, o ministério abriu editais para garantir o direito de transmissão de curtas, médias e longas-metragens, ampliando ainda mais o conteúdo disponível para os usuários.
Além disso, as obras deverão ser exibidas nas escolas. A Lei 13.006/2024 estabelece que filmes de produção nacional devem ser incorporados ao currículo escolar, com a exigência de que as instituições exibam, mensalmente, pelo menos duas horas de conteúdo audiovisual para seus alunos.
Para viabilizar essa iniciativa, o Ministério das Comunicações investiu R$ 4,2 milhões na aquisição de mais de 400 obras audiovisuais.