Além de trazer alegria e diversão para os moradores e visitantes do Pontal do Ipiranga, o Forró do Pontal tem um outro lado muito importante: movimentar a economia e o turismo na região. E os comerciantes estão animados pois já estão sentindo isso. A expectativa é que a festa movimente 5 milhões de reais na economia.
Jailson Schaffel é proprietário de um restaurante e pizzaria e disse que já acordou hoje pensando no Forró do Pontal. “Já estou planejando faz alguns dias um cronograma especial para o meu estabelecimento. Reforcei o estoque dos alimentos e insumos para os próximos dias para poder atender com excelência. Também tive que contratar pessoas e mesmo assim não foi o suficiente, por isso vou levar parte da minha equipe de Linhares para atender a demanda no Pontal já que as expectativas são as melhores para os próximos três dias”, afirmou.
Vanessa Henriques Gomes é dona de uma pousada e disse que desde a publicação da programação pela Prefeitura, as vagas começaram a ser ocupadas. “A primeira coisa que fiz foi reforçar o quadro de colaboradores, já que esses três dias são tão importantes quanto o carnaval e o fim de ano. Hoje tem gente de Marechal Floriano, de Minas Gerais e de Linhares que estão aproveitando as férias escolares. Estamos com quase 100% de ocupação, ainda restam poucos quartos e temos certeza que o evento será um sucesso” disse.
A festa começa nesta sexta-feira e segue até o próximo domingo.
Confira a programação completa:
Sexta-feira (21/7)
19h – Forró Fogumano
20h30 – João Victor e Vinícius
22h – Trio Rocha o Nó
23h30 – Carlinhos Rocha
Sábado (22/7)
15h – Banda Cambada de Preto
16h30 – Leco do Acordeon
18h – Forró Siminino
19h30 – Rony Camargo
21h – Munhoz & Mariano
23h – Wallace Guimarães – o playboy do forró
0h30 – Trio Forrozão
Domingo (23/7)
15h – Devanir e Cirla
16h30 – Lucas Chaves
18h – Carol Gava
20h – Filipe Fantin
Saúde
Para garantir o acesso ao atendimento de saúde de quem vai apreciar o evento, terá plantão 24 horas na Unidade Básica de Saúde do balneário.
O horário especial começa nesta sexta-feira (21) e termina na segunda-feira (24). A equipe de saúde é formada por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e farmacêuticos.
Duas ambulâncias, uma da Unidade Básica de Saúde, e uma da prefeitura, garantem o atendimento de casos de urgência, e a remoção até unidades hospitalares na sede do Município, caso haja necessidade
Segurança
Na área de eventos, foram instaladas oito câmeras que vão cobrir toda a extensão do local do evento. Elas foram integradas a outras 15 câmeras que já monitoram pontos estratégicos no Pontal do Ipiranga, inclusive a entrada e a saída.
A Polícia Militar reforçará o efetivo que faz a segurança no balneário com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), que também receberá aumento no número de agentes durante o fim de semana do evento.
Infraestrutura
Durante a semana foram realizadas ações de patrolamento das vias internas, operação tapa buracos, capina, roçada, poda de árvores, varrição, limpeza de praia, recolhimento de resíduos de construção, a fim de oferecer um espaço seguro, limpo e agradável aos moradores e visitantes.
Ainda foram instalados novos pontos de luz e a manutenção dos já existentes, possibilitando aproveitar os shows noturnos com maior visibilidade e segurança.