entretenimento

Forró de Itaúnas: tradição e serviços especializados se tornam referência nacional

05 jan 2024 - 10:25

Redação Em Dia ES

Share
Há 23 anos, acontece um dos maiores festivais do segmento no país: o Festival Nacional de Forró de Itaúnas (Fenfit)
O Forró de Itaúnas - Bar Forró foi criado em 1988, e, há 23 anos, promove um dos maiores festivais do segmento no país. Foto: Bar Forró de Itaúnas

O forró pé de serra possui grande relevância cultural no Brasil, e um de seus principais focos de apreciação está localizado em solo capixaba. O Forró de Itaúnas – Bar Forró foi criado em 1988, e, há 23 anos, promove um dos maiores festivais do segmento no país: o Festival Nacional de Forró de Itaúnas (Fenfit). Esse é um dos eventos que mais revela talentos musicais do forró no Brasil, além de ter se tornado um marco turístico que atrai visitantes de diversos estados brasileiros, e até mesmo de outros países.

Nascido no contexto do movimento cultural de forró que se desenvolveu em Itaúnas a partir da década de 80, o Fenfit contribuiu para revelar grupos como Falamansa, Rastapé e Trio Virgulino. Além do evento, o Bar Forró se destaca também por promover o Festival de Verão, que surgiu no mesmo ano em que Paulo Matos, um dos proprietários, fundou o estabelecimento. A programação desse tradicional encontro, que marcou gerações de amantes do forró, encanta o público anualmente com atrações de dança, música e arte durante sete dias.

O Bar Forró conquistou reconhecimento internacional. Com funcionamento exclusivo durante os festivais, duas vezes por ano. Para Juliana Oliveira, uma das proprietárias, o sucesso do estabelecimento se deve à fidelidade à essência do ritmo musical. “O forró é simples, é para todos, e esse é o grande diferencial de outras festas. Aqui, não existe distinção de pessoas, não existe camarote. O simples, os trajes praianos, a dança… é isso que encanta”.

0
0
Atualizado: 26/02/2024 21:52

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.