entretenimento

Festival voltado para pessoas com deficiência promove oficinas artísticas gratuitas

26 mar 2024 - 16:07

Redação Em Dia ES

Share
Com data marcada para acontecer durante os dias 15, 16, 17 e 18 de abril, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, no Centro de Vitória -, ele funciona de forma gratuita
Festival voltado para pessoas com deficiência promove oficinas artísticas gratuitas. Foto: Divulgação

Já pensou em um festival inteiro voltado para pessoas com deficiência, com programação de música, dança e filme? Este é o Festival PcD – Pinta, Canta e Dança -, o primeiro festival de oficinas artísticas do Espírito Santo que conta com uma programação especialmente voltada e pensada para pessoas com deficiência.

Com data marcada para acontecer durante os dias 15, 16, 17 e 18 de abril, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, no Centro de Vitória -, ele funciona de forma gratuita.

O festival vai oferecer três oficinas artísticas monitoradas por artistas referência nas áreas de música, dança e artes visuais para PcD’s. As aulas serão sobre prática de artes visuais, expressão corporal e composição musical.

Todo o ambiente de aprendizagem será seguro e inclusivo. Haverá conexão, troca de conhecimentos e produções artísticas, que serão exibidas em uma celebração final aberta ao público no dia 18 de abril.

Cada turma contará com no máximo 20 participantes e não é necessária experiência anterior nos temas para participação. Para participar das oficinas basta se inscrever pelo link: bit.ly/oficinaspcd.

O Palácio da Cultura Sônia Cabral, onde acontecem as oficinas, possui acessibilidade para o público. Além disso, o local possui banheiros adaptados em todos os andares e elevador com acesso aos três pavimentos. A iniciativa busca incentivar a participação ativa das pessoas com deficiência, sendo uma plataforma que revela as potências e talentos apresentados durante as oficinas.

O festival também conta com consultoria especializada de três ativistas da causa dos direitos das pessoas com deficiência: Suzana Lima, mulher negra com deficiência física, graduada em Gestão de Recursos Humanos pela UVV; Suely Lima, mulher parda com deficiência física, graduada em Pedagogia, empreendedora, artesã e coordenadora do projeto Empreendedoras Inclusivas; e Elienne Baptista, mulher com deficiência física e roteirista, produtora e locutora.

Conheça as oficinas
Oficina de Música: mentorada pelo músico Luiz Amorim, pessoa com baixa visão congênita, a oficina é voltada para pessoas com deficiência visual e os inscritos terão uma vivência musical que resultará na composição de uma trilha original coletiva, a ser apresentada como resultado final do curso. A oficina está marcada para acontecer dos dias 15 a 17 de abril, das 9h às 12h.

Oficina de Expressão Corporal: mentorada pelo diretor e bailarino Marcelo Ferreira, a oficina é voltada para pessoas com deficiência física, mobilidade reduzida e idosos. Nela, os inscritos irão trabalhar movimentos e expressões com o intuito de criar uma performance original coletiva. A oficina está marcada para acontecer dos dias 15 a 17 de abril, das 14h às 16h.

Oficina de Artes Visuais: mentorada pelo primeiro grafiteiro surdo da América Latina, Rafael Odrus, a oficina é voltada para pessoas surdas e com perda auditiva. Os inscritos irão ter vivências artísticas e técnicas como grafite (ou outras variações da pintura urbana), que resultará na criação de um mural de pintura produzido de forma coletiva. A oficina está marcada para acontecer dos dias 15 a 17 de abril, das 13h às 16h.

Para participar, os interessados devem ser maiores de 18 anos e ter disponibilidade para participar das aulas e do evento de encerramento. Em cada oficina, serão disponibilizadas as acessibilidades específicas para o público-alvo previsto em cada atividade. Em caso de as vagas não serem preenchidas exclusivamente pelos públicos previstos, serão selecionados demais candidatos que cumpram os requisitos obrigatórios.

O festival é um projeto do Movimento Cidade, que tem como objetivo levar arte, cor e inclusão para as cidades, além de incentivar o diálogo e a troca de ideias. A marca MC é capixaba e possui outros projetos como MC.Mulheres, MC.Favela, Festival Movimento Cidade, MC.Metaverso e o MC.Arte.

Em 2023, por meio de suas ações e projetos, quase 40 mil pessoas foram impactadas pelos programas que ocorreram em cinco territórios brasileiros, nove cidades, com direito a três festivais, 20 oficinas e cerca de 50 shows.

O projeto Festival PcD – Pinta, Canta e Dança é realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do edital de Artes Integradas da Secretaria da Cultura (Secult).

SERVIÇO:
Dias: 15, 16, 17 e 18 de abril

Local: Palácio da Cultura Sônia Cabral – R. São Gonçalo – Centro, Vitória – ES, 29015-210

Inscrições pelo link: bit.ly/oficinaspcd

Contato: dúvidas podem ser enviadas para o e-mail contato@movimentocidade.com, com o título: DÚVIDAS OFICINAS Festival PcD ou ligue para (27) 992948328 (Paula Parú).

Instagram: @festival.pcd

0
0

Atualizado 08 abr 2024 - 18:31

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.