entretenimento

Festival ‘Roda de Boteco’ desembarca pela primeira vez em Venda Nova do Imigrante

05 out 2025 - 10:45

Redação Em Dia ES - por Julieverson Figueredo

Share
Circuito gastronômico, que acontece pela primeira vez na Região Serrana, será realizado de 10 a 23 de outubro com uma dezena de estabelecimentos. Festa de encerramento ocorre no Polentão
Festival 'Roda de Boteco' desembarca pela primeira vez em Venda Nova do Imigrante. Foto: Reprodução

O festival Roda de Boteco realiza pela primeira vez uma edição na Região Serrana do Espírito Santo, no município de Venda Nova do Imigrante. De 10 a 23 de outubro, uma dezena de bares e botecos locais participam de um circuito gastronômico, e os vencedores serão revelados na tradicional festa de encerramento, o Botecão, que ocorrerá de 24 a 26 de outubro, no Polentão. Os detalhes sobre os estabelecimentos participantes, os petiscos concorrentes e as atrações musicais serão divulgados na próxima semana.

Como funciona a competição
A dinâmica do festival em Venda Nova do Imigrante seguirá o modelo tradicional. Ao consumir o petisco concorrente de um estabelecimento, o cliente poderá votar de forma online e secreta. Serão avaliados quatro critérios: o sabor do petisco, o atendimento do garçom, a temperatura da bebida e a higiene do local.

O resultado da votação será anunciado somente durante o Botecão. Na festa, que acontecerá no Polentão, todos os botecos competidores se reúnem para servir seus petiscos em porções reduzidas ao público. O evento contará ainda com shows de samba e pagode e culminará na entrega dos troféus de “Melhor Boteco” e “Melhor Atendimento”. Para esta última categoria, haverá também uma premiação em dinheiro.

Esta edição especial marca a continuidade da expansão do evento pelo interior do estado, que já passou por Cachoeiro de Itapemirim, no Sul, e por Colatina, no Noroeste. O festival também acumula experiências fora do Espírito Santo, com edições em cidades como Brasília (DF), Recife e Caruaru (PE), Natal (RN), e Feira de Santana (BA). O Roda de Boteco completa 20 anos de história, revelando os melhores bares e botecos do estado. O evento se consolidou como um dos principais festivais gastronômicos e de entretenimento do Espírito Santo.

“O Roda de Boteco cumpre um papel importante para o desenvolvimento do segmento de bares, botecos e restaurantes. Levar o festival para outras cidades é elevar ainda mais esse potencial de desenvolvimento: o Roda aumenta o movimento dos bares durante os dias de festival, deixa um legado fantástico no atendimento ao público, desperta a criatividade dos estabelecimentos com a criação dos petiscos e valoriza a cultura – afinal, gastronomia é um marco crucial da cultural brasileira”, explica Raimundo Nonato, criador do Roda de Boteco. Segundo ele, a intenção é iniciar uma nova itinerância por outras cidades capixabas para potencializar a cultura botequeira em mais regiões.

0
0

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.