O pastel e o caldo de cana serão os grandes destaques desse fim de semana no Espírito Santo! Isso porque a cidade de Ibiraçu recebe mais uma edição do Festival do Pastel e Caldo de Cana. O evento acontece desta sexta-feira (16) e sábado (17), no Parque de Exposições e a entrada é gratuita.
Ao longo dos dois dias de festival, os visitantes terão a oportunidade de degustar mais de 30 sabores de pastéis, que vão desde os clássicos de frango, carne e queijo, até os mais exóticos e doces. Um dos destaques desta edição é a participação da expositora Rota 101, que apresentará pastéis temáticos inspirados nos personagens do filme “Divertidamente”, com massas e recheios diferenciados, como bacon com pimenta, ervas finas, camarão com cream cheese, entre outros.
Ibiraçu se tornou uma referência na produção de pastéis, especialmente ao longo da BR-101, onde diversas pastelarias se estabeleceram. A tradição começou na década de 1960 com Gilberto Rosalém, fundador da lanchonete Califórnia, que iniciou a produção de pastéis na cidade. Atualmente, a Parada Ibiraçu, comandada por Thiago Pignaton, produz mais de 600 mil pastéis por ano, utilizando cerca de 1,7 tonelada de massa. As pastelarias locais se destacam pela variedade, oferecendo desde pastéis coloridos, como o vermelho de pimenta e o verde de cebola com salsa, até massas integrais e de chocolate.
Além da experiência gastronômica, o festival conta com uma programação diversificada, que inclui apresentações musicais e a participação do Circuito Cervejas Capixabas, com a presença de cervejarias locais como I Lupi, Três Torres, e Cervejaria Trindade. O evento também oferece uma variedade de outras delícias gastronômicas, como hambúrgueres, pizzas, pratos finos, doces, e gelatos.
Uma novidade do evento deste ano é a participação do Projeto Sementes, uma iniciativa que visa capacitar e gerar oportunidades de negócio para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O projeto, fruto de uma parceria entre o Sebrae/ES e a Suzano, levará ao festival três associações que juntas reúnem cerca de 60 empreendedores. Entre os participantes, estão a Padaria Quilombola de Ibiraçu, o Instituto Nós Mulheres de Aracruz, e a Artebovis, que produzem desde pães e biscoitos até artesanato e peças de decoração utilizando fibras naturais.
Segundo a gerente da Unidade Regional Central do Sebrae/ES, Carta Bortolozzo, Ibiraçu se destaca como rota turística. “O evento movimenta cada vez mais o território, e o nosso trabalho é conectar esses empreendedores com o público. Para isso, preparamos essas empresas durante todo ano, e agora eles têm a oportunidade de lançar e divulgar produtos, gerar negócios, entre outros”.
Programação musical:
Sexta-feira (16 de agosto)
– 17h – Abertura da Praça de Alimentação
– 19h – Show com Tanne Castro (MPB)
– 21h – Show com André Viollet
– 23h – Show com Rubens Netto (Pop)
Sábado (17 de agosto)
– 14h – Abertura da Praça de Alimentação
– 15h – Show com Projeto Feijoada (Samba e Pagode)
– 19h – Show com Renato Sabaini (MPB)
– 21h – Show com Marcos Bifão (Brasilidades)
– 22h – Show com Comichão (Forró)
O Festival do Pastel e Caldo de Cana é uma realização do Instituto Panela de Barro, prefeitura de Ibiraçu, com o apoio do Serviço de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES) e da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes).