entretenimento

Festa da Uva vai movimentar distrito de São Rafael, em Linhares

30 maio 2024 - 17:08

Redação Em Dia ES

Share
Com visitação aos parreirais, colheita e comercialização da fruta, música, quadrilha e feira de produtos típicos, o evento será nos dias 15 e 16 de junho
Festa da Uva vai movimentar distrito de São Rafael, em Linhares. Foto: Secom/Felipe Reis

A Festa da Colheita da Uva, no distrito de São Rafael, já tem data marcada: será nos dias 15 e 16 de junho. Com uma programação diversificada, a festa na Comunidade São Judas, que já virou tradição em Linhares, contará, além da visitação ao parreiral, com apresentações musicais, quadrilha e feira de produtos típicos.

O parreiral do produtor Giovani Rigoni será aberto à visitação no sábado, dia 15, a partir das 8 horas, para visitação e comercialização da fruta. O produtor, que hoje conta com 400 plantas, prevê colher em média 4 toneladas da fruta nesta temporada, a quinta colheita já realizada por ele no Programa Municipal de Fruticultura de Linhares. A caixa de uvas será vendida a R$ 25,00.

“Estou animado com mais uma colheita. Estamos começando agora a investir no agroturismo, e eventos como estes divulgam a nossa região e favorecem a geração de renda para as famílias, além de valorizar nossas raízes”, disse o produtor.

Na programação, também haverá um dia de campo com oficina de plantação de uva e sua lucratividade, no parreiral do Giovani, ainda no sábado, às 13 horas, informou o secretário de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento de Linhares, Fabrício Fardin.

“O evento já se tornou tradição e vem movimentando o agroturismo na região. A oficina é aberta à participação dos produtores, para que mais pessoas se engajem no programa e, assim, o Polo Alto São Rafael se expanda cada vez mais. Fortalecer o polo, além de gerar renda para as famílias, enaltece a região, que é rica em belezas naturais e culturais”, frisa o secretário de Agricultura.

A secretária de Cultura e Turismo de Linhares, Jussara Carvalho de Oliveira, destaca que a região de montanha de São Rafael já é uma rota consolidada do agroturismo de Linhares.

“A festa é um marco do início da colheita da uva, que transformou essa região com uma visão empreendedora. Estamos homenageando a comunidade, o pessoal do agro, produtores de uvas da melhor qualidade. É a oportunidade que os linharenses e os turistas têm de conhecer essa experiência e colher uvas direto do parreiral”, reforçou Jussara.

Confira a programação:
15 de junho
– 8h – Abertura dos parreirais e comercialização das frutas
– 13h – Dia de Campo: Oficina de plantação de uva e sua lucratividade
– 15h – Café da tarde
– 19h – Quadrilha e show com Iaron Dial (forró)

16 de junho
– 8h – Abertura oficial da colheita e visitação ao parreiral dos produtores Irmãos Rigoni
– Haverá comercialização de uvas e feira com produtos derivados da fruta

0
0

Atualizado 30 maio 2024 - 16:42

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.