O espetáculo “Os Sacrilégios do Amor”, do Grupo Teatral Gota, Pó e Poeira, será apresentado nos dias 25 e 26 de abril nas cidades de Afonso Cláudio e Serra, respectivamente. As sessões, gratuitas e com classificação indicativa para maiores de 14 anos, integram o projeto de circulação teatral do grupo aprovado pelo Edital de Seleção de Projeto de Artes Integradas da Lei Paulo Gustavo.
A cidade de Afonso Cláudio será a primeira a receber a montagem. A apresentação acontece na quinta-feira, 25 de abril, às 19 horas, no Centro Cultural José Ribeiro Tristão. Já na sexta-feira, 26 de abril, no mesmo horário, a peça será encenada no Centro Cultural Eliziário Rangel, na Serra. Em ambas as sessões, haverá intérprete de Libras para garantir acessibilidade ao público.
A montagem é inspirada nos contos do livro A vida como ela é, de Nelson Rodrigues, e reúne sete atores em cena que interpretam personagens de um universo marcado por conflitos como paixão, adultério e morte. A dramaturgia e a direção são de Ribamar Ribeiro, do Rio de Janeiro. “O espetáculo retrata um pouco do universo rodrigueano no palco, ao trazer a pesquisa do teatro narrativo com dramaturgia e direção de Ribamar Ribeiro, dentro da Oficina de O Ator Autoral, realizada em residência em 2021”, explica Carlos Ola, diretor administrativo do grupo.
Estreada em 2021, durante o período da pandemia, a peça já passou por cidades como Guaçuí, Alegre, Anchieta, Vitória, Serra e Castelo, e recebeu prêmios em festivais teatrais em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Com nova temporada em 2024, o grupo planeja a reestreia como parte de um ciclo de apresentações pelo estado. “As histórias divididas em quadros revelam as personagens obsessivas e seus sacrilégios feitos por amor”, destaca Ola.
O elenco conta com Neuza de Souza, Eliane Correia, Aline Saraiva, Matheus Soares, Ronny Pires, Kaio Serafim e Jacimar Henrique. A iluminação é assinada por Carlos Ola, que também atua na produção, e a operação de som é de Edmar da Silva. O espetáculo integra as comemorações de 40 anos de atividades do grupo Gota, Pó e Poeira, sediado em Guaçuí.
Em Afonso Cláudio, a apresentação conta com apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Na Serra, o grupo reforça sua parceria com o Centro Cultural Eliziário Rangel, espaço onde já realizou outras circulações. “Sempre fomos muito bem recebidos pelo público da Serra, o que reforça a importância de retornarmos ao espaço”, afirmou o diretor do grupo.