entretenimento

Carnaval 2024: novo projeto da Liga debate quesitos com as escolas para afinar a busca da nota 10

14 nov 2023 - 09:27

Redação Em Dia ES

Share
Em uma busca por critérios claros, objetivos e sem margem para dupla interpretação, projeto “Liesge e os quesitos” começa focando nos casais de mestre-sala e porta-bandeira e mestres de bateria
Carnaval 2024: novo projeto da Liga debate quesitos com as escolas para afinar a busca da nota 10. Foto: Rafael Bosi

“Dez, nota dez!”. É isso que todo folião quer ouvir no dia da apuração das notas do desfile das escolas de samba de Vitória. Para isso, é preciso muito empenho, garra e, sobretudo, técnica.

Os quesitos são avaliados por julgadores do eixo Rio-São Paulo, que obedecem aos critérios elencados no manual do julgador. Eles ficam espalhados por três cabines localizadas no começo, no meio e no fim do Sambão do Povo para avaliar a performance das escolas em quesitos como bateria, comissão de frente, harmonia, mestre-sala e porta-bandeira, samba-enredo (avaliando a melodia e a letra), dentre outros.

Pensando justamente na importância dessa relação entre os desfiles, os quesitos e o julgamento que resulta na colocação final, que a Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge) inicia o projeto “Liesge e os quesitos”. O primeiro é no próximo dia 11, no auditório do Ifes (Instituto Técnico Federal do Espírito Santo), em Jucutuquara, na capital. Outros dois ocorrerão nos dias 18 e 25 de novembro, no mesmo local.

Neste primeiro, o foco são os casais de mestre-sala e porta-bandeira e mestres de bateria. No segundo, os diretores de harmonia, evolução e coreógrafos das comissões de frentes. Por último, diretores de carnaval e musical.

“A ideia é aproximar a Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial de todos os setores das agremiações que serão avaliados. Nos encontros,debateremos os pontos do manual do julgador e as diretrizes para as avaliações, com o objetivo de informar e focar em detalhes que podem resultar na perda de nota ou na conquista do sonhado 10”, explica João Filipe Moysés, Diretor de Carnaval da Liesge.

“Também vamos ouvir as demandas dos quesitos para possíveis adequações e chegar a uma maior transparência, redução de subjetividade e eliminação da pessoalidade na hora do julgamento por parte da equipe avaliadora”, completa João.

O Desfile das Escolas de Samba acontecerá dos dias 2 a 4 de fevereiro de 2024. Anunciado como novidade para o próximo ano, o Desfile das Campeãs acontecerá no sábado, 10 de fevereiro, também no Sambão do Povo, em Vitória. Na ocasião, haverá apresentação das três primeiras colocadas do Grupo Especial e a campeã do Grupo de Acesso, que abrirá a festa.

1
0

Atualizado 10 dez 2023 - 23:00

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.