Acabou a ansiedade para os inscritos no Nossa Bolsa 2023 que não foram selecionados na 1ª chamada. O resultado da 2ª chamada, com a lista dos suplentes que conseguiram vagas, foi divulgada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), nesta segunda-feira (06).
Clique aqui e acesse o resultado da 2ª chamada. Os selecionados na 2ª chamada devem, obrigatoriamente, comparecer à instituição de ensino escolhida para realizar a comprovação das informações fornecidas na inscrição e, a partir disso, fazer a matrícula no curso. O período para matrícula começa nessa terça-feira (07) e segue até o dia 14 de março. O selecionado que não comparecer dentro do prazo será desclassificado do processo seletivo.
A próxima etapa do edital é o período para manifestação de interesse na lista de espera, previsto para ter início no dia 17 de março. O diretor-presidente da Fapes, Denio Arantes, explicou a mudança na lista de espera desta edição: “a lista de espera neste edital para 2023 traz uma novidade. A última etapa do edital vai permitir ao candidato escolher um novo curso, diferente do que havia feito a inscrição, o que não era permitido em edições anteriores.”
O Nossa Bolsa 2023 disponibilizou cerca de 1.000 bolsas integrais, com mensalidades 100% custeadas pela Fapes, e 54 opções de cursos distribuídos em 33 instituições de Ensino Superior, localizadas em 15 municípios do Espírito Santo.
Histórias de bolsistas
Patrícia de Jesus Gomes, de 25 anos, é moradora da Serra e está no 3º período do curso de Engenharia de Produção, na Faculdade Estácio de Sá de Vitória. A universitária atribui ao Nossa Bolsa a realização do sonho de fazer a graduação. “Eu sempre quis fazer o Ensino Superior, porque sei da importância de se ter a faculdade no currículo. Fiquei desempregada e essa oportunidade da bolsa de estudos veio no momento certo. Vou me especializar para conseguir um bom trabalho”, contou.
O publicitário Estevão Garcia, de 22 anos, concluiu a graduação em Publicidade e Propaganda na Faesa, em Vitória, no 2º semestre de 2021, e já atua profissionalmente na área. “Se não fosse pelo Nossa Bolsa eu e minha família não teríamos condições financeiras de pagar minha faculdade. Me formei no curso que sempre quis e hoje atuo como produtor e diretor em um estúdio de podcasts”, explicou.
O Programa Nossa Bolsa
O Nossa Bolsa, criado pelo Governo do Estado, visa a promover a inclusão e o desenvolvimento social e educacional, por intermédio do conhecimento, concedendo bolsas a estudantes que desejam cursar a graduação em instituições de Ensino Superior privadas do Espírito Santo e não tenham condições de custear o estudo.
O Programa integra o eixo Ensino Superior, do Sistema Universidade do Espírito Santo – UniversidadES, que tem o objetivo de reunir e organizar políticas estaduais de educação profissional, de educação de níveis técnico e superior, priorizando a Educação a Distância (Ead), além da pesquisa, extensão e a inovação.
Serviço:
– Resultado da 1ª Chamada do Programa Nossa Bolsa 2023: clique aqui e acesse o resultado
– Período para matrícula: de 07/03 a 14/03
– Veja no Anexo VI Edital quais documentos devem ser entregues na instituição de ensino: clique aqui e acesse