O cadastro da OBMEP é feito pelas próprias escolas e o prazo vai até o dia 20 de março
Estão abertas as inscrições da 16ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O cadastro segue até 20 de março e deve ser feito pelas escolas. Apesar do nome, a competição engloba a rede pública e os colégios privados.
A inscrição de escolas públicas é gratuita, já os colégios particulares pagam taxas conforme a quantidade de inscritos (veja no regulamento).
Como será a Obmep?
A primeira fase da Obmep será realizada em 26 de maio. Os classificados para a segunda fase serão conhecidos em 9 de julho, já as provas serão aplicadas em 26 de setembro.
Os competidores serão divididos em três níveis:
Nível 1: 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental
Nível 2: 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental
Nível 3: Ensino Médio
Premiação
Os premiados na 16º Obmep serão conhecidos em 8 de dezembro. Os alunos com melhor desempenho na competição serão premiados com medalhas de ouro, prata, bronze ou certificados de menção honrosa.
Professores, escolas e Secretarias Municipais de Educação com os melhores desempenhos também irão receber prêmios.
A premiação se dividirá em 575 medalhas de ouro, 1.725 de prata, 5.175 de bronze e até 51.900 menções honrosas. Todos os medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC).
Saiba como se preparar para a OBMEP
A OBMEP disponibiliza conteúdo para que os estudantes possam se preparar para as provas durante todo o ano. Entre os materiais didáticos oferecidos pela OBMEP estão videoaulas, banco de questões, provas de anos anteriores, simulados, apostilas e uma seção de links interessantes que irão ajudar o aluno a se preparar.