educação

Espírito Santo se destaca em ranking nacional de desenvolvimento da educação básica

14 ago 2024 - 15:26

Redação Em Dia ES

Share
Governador afirmou em suas redes sociais que o desempenho do estado "reflete o esforço dos educadores e os investimentos contínuos em educação"
Espírito Santo se destaca em ranking nacional de desenvolvimento da educação básica. Foto: Divulgação/ASCOM/SEDU

O Espírito Santo conquistou a segunda colocação nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023, referente ao ensino médio, com uma pontuação de 4,8, empatado com Goiás. Os estados ficaram atrás apenas do Paraná, que alcançou 4,9 pontos.

Divulgado nesta quarta-feira (14) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Ideb é um indicador que mede a qualidade da educação básica no Brasil, levando em conta o desempenho dos estudantes em disciplinas como matemática e língua portuguesa, além do fluxo escolar.

Nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), o Espírito Santo alcançou 6,3 pontos, atingindo a meta estabelecida para o primeiro ciclo do Ideb (2007-2021). Nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), o estado registrou 5,3 pontos.

O governador Renato Casagrande afirmou em suas redes sociais que o desempenho do estado “reflete o esforço dos educadores e os investimentos contínuos em educação”.

Em nível nacional, o país atingiu a meta nos anos iniciais do ensino fundamental, com 6 pontos, mas ficou abaixo das metas estabelecidas para os anos finais e para o ensino médio, que foram de 5,5 e 5,2, respectivamente. O ensino médio brasileiro registrou uma média de 4,3 pontos.

O Ideb, criado em 2007, combina dados de aprovação escolar e desempenho em avaliações padronizadas, sendo calculado com base no Censo Escolar e no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Esse indicador tem servido como guia para a formulação de políticas educacionais no Brasil, com metas projetadas para cada estado e município, além de escolas individuais.

Em comparação com os resultados anteriores, entre 2021 e 2023, 96% dos estados melhoraram seu desempenho nos anos iniciais do ensino fundamental, 59% nos anos finais e 65% no ensino médio.

No cenário nacional, o Ministério da Educação (MEC) tem implementado ações para enfrentar as desigualdades educacionais, como a criação de vagas em tempo integral e o investimento em programas de permanência escolar. O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que “o Ideb é fundamental para guiar as decisões na educação básica, identificando áreas que precisam de melhorias e garantindo que as políticas educacionais atendam às necessidades da população”.

0
0
Atualizado: 14/08/2024 16:53

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.