O recreio para os alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral Cívico-Militar (EMEFTI Ecim) Dr. Afonso Schwab, em Jardim América, se tornou mais do que um momento de pausa entre as aulas. Com horários definidos — das 9h45 às 10h05 no turno matutino, das 12h15 às 13h e das 16h25 às 16h45 no turno vespertino — a escola desenvolveu um projeto que promove interação, aprendizado e diversão. E o mais importante: sem o uso de celulares.
A proposta é estimular os alunos a desenvolver habilidades, interagir mais, além de resgatar brincadeiras tradicionais que eram tão comuns entre outras gerações. Brinquedos como dominó, uno, mola maluca, xadrez, frescobol, dedobol e peteca são disponibilizados para os alunos, incentivando atividades em grupo e promovendo a integração entre turmas.
A vice-diretora, Soliandra DellaParte Mattos, explica que a iniciativa faz parte das diretrizes da educação em tempo integral, com objetivo de integrar as diferentes vivências por meio da convivência solidária, da leitura e interpretação do mundo, para desenvolver as potencialidades dos adolescentes em seus diferentes aspectos: cognitivos, afetivos e socioculturais.
“Temos boa adesão às brincadeiras e vemos que eles gostam e se sentem felizes. Também é uma forma de resgatar ou até mesmo apresentar aos alunos, outras possibilidades de interação que não seja pela tela de celular”, explica ela.
Uso consciente de celular nas escolas
O Regimento Interno das Escolas da Rede Municipal de Cariacica estabelece que o uso de celulares pelos alunos é proibido em sala de aula, exceto quando autorizado para finalidades pedagógicas. Além disso, define como indisciplina leve o uso do celular sem permissão, bem como situações como sair da sala de aula para atender ao aparelho nos corredores. Essas medidas reforçam a importância da utilização do tempo escolar de forma dedicada ao aprendizado, prevenindo que o uso do celular se torne uma fonte de distração.
Além disso, Cariacica possui também uma legislação que define a proibição do uso de celulares em sala de aula. A Lei Municipal sancionada em setembro de 2024 estabelece que é proibido o uso de aparelhos eletrônicos pessoais durante as aulas, incluindo o uso de celulares, e outros dispositivos, visando manter o foco e a concentração dos alunos nas atividades pedagógicas. A legislação também prevê que o uso desses aparelhos só será permitido para fins pedagógicos, mediante autorização expressa do professor, ou para alunos com necessidades especiais que necessitem desses dispositivos para monitoramento ou auxílio de sua necessidade.
Apesar do regimento interno e da legislação que proíbem o uso de celulares e outros dispositivos tecnológicos nas salas de aula, o município de Cariacica entende a importância de outras ferramentas tecnológicas para enriquecer o processo de aprendizagem. As escolas da rede municipal possuem equipamentos como impressoras 3D, tablets, mesas digitais e laboratórios de ciências móveis, utilizados de forma integrada ao currículo escolar. Essas tecnologias potencializam as aulas, proporcionando aos estudantes uma experiência de aprendizado mais interativa e inovadora, alinhada às necessidades do mundo contemporâneo e às demandas do futuro profissional.