Agora, os alunos seguem para a etapa nacional do concurso, que acontece ainda em novembro, e é uma iniciativa do Instituto Sicoob
Os alunos da Emef Jerônimo Monteiro, no bairro Novo Horizonte, Fernando Noimeke Feijo e Lavínnia Souza de Jesus, foram classificados na etapa regional do “Concurso Cultural Cooperativismo: uma forma de viver 2021”, nas categorias Redação e Desenho, respectivamente. Agora, os alunos seguem para a etapa nacional do concurso, que acontece ainda em novembro, e é uma iniciativa do Instituto Sicoob, com realização do Sicoob Leste Capixaba.
Cada aluno receberá como premiação um tablet e as professoras Elisangela de Souza Gonçalves e Angélica Francisca Bastos da Silva que orientaram os estudantes no concurso R$ 1.000,00 em dinheiro. O tema da redação de Fernando Noimeke Feijo foi “Pé de moleque” e do desenho de Lavínnia Souza de Jesus, “Planeta Cooperativismo”.
Fernando Noimeke Feijo, 11 anos, estudante do 5º ano, disse que nem acreditou quando recebeu a notícia da escola. “Estou muito feliz de ter sido escolhido no meio de tantas pessoas. Foram dois dias para fazer a redação e o apoio da professora foi muito importante para esse resultado”, disse Fernando.
A aluna Lavínnia Souza de Jesus, 9 anos, do 3º ano, foi classificada na Categoria Desenho. “Estou muito feliz. Quando eu fui fazer o desenho a minha inspiração foi o planeta, as pessoas e as famílias unidas, ajudando ao próximo, cada uma fazendo a sua parte”, explicou a aluna.
Patrícia Farage Fabrício, diretora da escola, comentou sobre a alegria da escola ao receber a notícia. “Estamos muito felizes em saber que nossos alunos venceram a etapa regional e agora nossa escola será representada em âmbito nacional”, frisou a diretora.
O Concurso Cultural foi idealizado como ferramenta para difundir o conceito de Cooperação para estudantes do Ensino Fundamental I, de escolas públicas e privadas, para desenvolver cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres e que entendam a importância de fazer juntos e construir uma sociedade na qual ninguém é considerado inferior, independentemente de sua condição, em relação a sexo, idade, situação econômica, opção política, religião.
“É um orgulho e alegria para nós gestores vermos o município de Linhares se destacando em Educação no cenário estadual. Agradeço mais uma vez a parceria com o Sicoob que teve a iniciativa na realização do concurso e, também, do empenho das equipes pedagógicas que abraçaram o projeto”, disse a secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli.
O “Concurso Cultural Cooperativismo: uma forma de viver 2021” contou, na etapa local, com a participação de 3.026 alunos e 24 escolas de sete municípios: Marilândia, Rio Bananal, Sooretama, Aracruz, Ibiraçu, Fundão e Linhares. Em Linhares foram inscritos 1.807 alunos de 12 escolas da rede municipal de ensino.
PREMIAÇÕES:
Categoria Redação
Fernando Noimeke Feijo, 5º ano. Tema: Pé de moleque
Categoria Desenho
Lavínnia Souza de Jesus, 3º ano. Tema: Planeta Cooperativismo