Citar um filme, livro ou série na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pode ajudar o candidato a garantir uma nota mais alta, pois significa que ele compreendeu o tema e conseguiu aplicar conceitos de outras áreas, atendendo a competência 2 da redação.
E inúmeras obras podem ser usadas como repertório na redação, não apenas os filmes considerados “cult” que são difíceis de entender. A animação “Divertida Mente”, por exemplo, traz uma discussão interessante sobre saúde mental.
Confira cinco filmes que podem ser citados em diferentes propostas da redação do Enem. Confira:
“A Substância” (2024)
A obra de 2024 mostra uma Elisabeth Sparkle, uma mulher com mais de 50 anos que foi demitida do seu programa fitness na televisão por baixa audiência. Abalada com a situação, Elisabeth busca uma droga clandestina que promete criar uma versão mais jovem dela mesma.
O filme pode ser usado em temas de redação que abordam etarismo e a pressão da sociedade pelo corpo perfeito.
“Divertida Mente 2” (2024)
A sequência de “Divertida Mente” aborda as novas emoções de Riley, personagem que no primeiro filme era criança e agora é adolescente. Nesta nova fase de sua vida, Riley passa a conviver com a inveja, vergonha, tédio e ansiedade, além da alegria, tristeza, raiva e nojinho que estavam presentes no primeiro filme.
A obra pode ser mencionada em redações com temas sobre saúde mental e adolescência, como a ansiedade para lidar com pressão da escola e mudanças de comportamento para se adequar a grupos, por exemplo.
“Pobres Criaturas” (2023)
Nesta ficção científica, um médico chamado God traz Bella Baxter de volta à vida colocando nela o cérebro de uma criança. Apesar de ter o corpo de uma mulher adulta, Bella aprende atividades básicas, como falar e andar, e as expectativas da sociedade em relação à mulher, principalmente.
O filme pode ser usado em propostas de redação que abordem o empoderamento feminino, normas sociais e a importância da leitura, pois à medida que Bella lê, ela desenvolve seu senso crítico.
“O Dilema das Redes” (2020)
O documentário da Netflix traz entrevistas com ex-funcionários das Big Techs para falar como as redes sociais funcionam. A obra mostra, por exemplo, como a influência dos algoritmos pode moldar os comportamentos das pessoas.
O filme é uma opção para ser citada em redações sobre o uso das redes sociais por jovens e polarização política, por exemplo.
“A Onda” (2008)
A obra de 2008 mostra um professor alemão que, com o objetivo de ensinar como funciona uma autocracia para os alunos, decide criar um grupo fascista em sala de aula. Mas a situação sai do controle quando os alunos começam a propagar o movimento A Onda pela cidade.
A obra pode ser citada em temas que abordem governos autoritários e discurso de ódio.