educação

170 alunos da rede estadual farão intercâmbio internacional a partir de dezembro

16 set 2024 - 16:06

Redação Em Dia ES

Share
Estudantes viajarão para o Chile, Canadá e Estados Unidos em programa da Secretaria de Educação
Sedu anuncia países de destino dos alunos do Programa de Intercâmbio Estudantil. Foto: Hélio Filho/Secom

Os 170 alunos selecionados para a edição de 2024 do Programa de Intercâmbio Estudantil da Secretaria da Educação (Sedu) já sabem seus destinos.

A partir de dezembro, os intercambistas passarão três meses no Chile, Estados Unidos e Canadá, aprimorando o aprendizado de espanhol e inglês. O anúncio foi feito na segunda-feira (16), em cerimônia no Palácio Anchieta, em Vitória.

Os alunos que estudam espanhol nos Centros Estaduais de Idiomas (CEI) irão para o Chile, enquanto aqueles matriculados em cursos de inglês vão aos Estados Unidos ou Canadá.

O programa, criado em 2009, busca oferecer uma experiência internacional, ampliando a visão de mundo dos estudantes e aprimorando a fluência nas línguas estrangeiras por meio de uma imersão cultural.

“A qualificação e a formação são os segredos do sucesso para o cidadão”, afirmou o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço. Ele destacou a importância de programas como esse para o desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens.

“Ver a alegria e a expectativa desses jovens aqui hoje, de suas famílias, reforça nosso compromisso de continuar proporcionando oportunidades para o desenvolvimento pessoal em nosso Espírito Santo”, complementou Ferraço.

Os 170 estudantes contemplados com bolsas para cursos intensivos de línguas terão embarque previsto para dezembro de 2024, com retorno programado para março de 2025. As bolsas foram distribuídas da seguinte forma: 42 alunos viajarão para os Estados Unidos, 123 para o Canadá, e cinco para o Chile.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, ressaltou que o programa, já consolidado, não só melhora o aprendizado do idioma como também proporciona uma experiência cultural valiosa.

“É uma vivência pessoal e cultural muito rica e de potencial multiplicador extremamente grande para os alunos da nossa Rede”, comentou.

Os estudantes selecionados passaram por um processo seletivo em três etapas. Inicialmente, houve a inscrição e análise de documentação referente ao rendimento e à frequência escolar.

Na segunda fase, as inscrições foram validadas e foram classificados os estudantes que obtiveram um aproveitamento mínimo de 80% nos cursos de idiomas oferecidos nos CEIs em 2023. A terceira etapa foi uma entrevista oral on-line para avaliar a fluência no idioma escolhido.

Durante o intercâmbio, os alunos serão hospedados em casas de famílias locais, conhecidas como “host families”, que foram previamente selecionadas. Essas famílias têm experiência em receber estudantes e oferecem um ambiente seguro e confortável. As residências ficam a até 40 minutos das escolas, com fácil acesso via transporte público. Além da hospedagem, os intercambistas terão café da manhã e jantar garantidos.

O programa oferece outros benefícios, como seguro saúde, ajuda de custo mensal de U$ 400,00 e o curso intensivo de língua no país de destino

0
0
Atualizado: 16/09/2024 16:10

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.