Pesquisa também mediu a avaliação popular sobre o cenário empregatício e percepção sobre a inflação
Levantamento realizado pela XP em parceria com o Ipespe indica que 62% dos brasileiros acreditam que a economia brasileira está no caminho errado. O estudo, realizado entre os dias 18 e 20 de abril, foi divulgado nesta segunda-feira (22/4).
De acordo com o levantamento, apenas 31% dos entrevistados externaram otimismo com o panorama econômico nacional, indicando que a economia está no caminho certo.
Outros 7% dos entrevistados não souberam responder ou não responderam aos questionamentos. A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%.
Emprego
Os institutos também mediram a avaliação popular sobre o cenário empregatício do país. Do total de entrevistados, 66% avaliam como muito grande ou grande a chance de manter o emprego nos próximos 6 meses.
Houve queda além da margem de erro entre os brasileiros que temem o desemprego no próximo semestre. Este índice caiu de 28% para 24%.
Inflação
Ainda conforme o levantamento, entre março de abril, caiu, de 77% para 70%, a percepção do consumidor de que aumentou muito a inflação no preço dos produtos. Em contrapartida, cresceu a avaliação de que houve aumento no valor – era 20% em março e chegou a 25% em abril.
A pesquisa foi realizada de 18 a 20 de abril de 2022. Foram entrevistadas 1 mil pessoas de 16 anos ou mais, por meio de ligações telefônicas, em todas as Unidades da Federação. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-05747/2022.