economia

Varejo capixaba lidera crescimento no Sudeste e bate recorde histórico em fevereiro

09 maio 2025 - 17:30

Redação Em Dia ES

Share
Volume de vendas no comércio capixaba atinge maior patamar desde 2000 e supera desempenho nacional e regional
Varejo capixaba lidera crescimento no Sudeste e bate recorde histórico em fevereiro. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Espírito Santo liderou o crescimento do varejo no Sudeste em fevereiro de 2025 e alcançou o maior índice de volume de vendas para o mês desde o início da série histórica da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), em 2000. O índice chegou a 107,5 pontos, considerado satisfatório, com alta de 1,2% em relação ao mês anterior — desempenho 2,4 vezes maior que o nacional (0,5%) e quatro vezes superior à média regional (0,3%).

Os dados são do Connect Fecomércio-ES, observatório da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo, com base na pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A análise mostra que o varejo capixaba foi o único do Sudeste a registrar crescimento significativo no período.

Espírito Santo se destaca entre os estados do Sudeste
Enquanto o Espírito Santo registrou aumento de 1,2% nas vendas em fevereiro, São Paulo teve alta de 0,6%, Minas Gerais de 0,1% e o Rio de Janeiro apresentou queda de 0,8%. Na comparação com fevereiro de 2024, o comércio capixaba cresceu 6,4%, frente a 1,5% do Brasil e 1,6% da média regional.

Segundo o coordenador de pesquisa do Connect Fecomércio-ES, André Spalenza, os dados confirmam a força do setor no estado. “No acumulado do ano, o estado registrou alta de 5,4%, ocupando a 4ª posição no ranking nacional e liderando a região Sudeste. Além disso, fevereiro registrou um recorde histórico: o maior desempenho em 25 anos para o mês. Esse resultado reflete uma recuperação após anos de desaceleração, reforçando a resiliência do setor no estado”, afirmou.

O crescimento do varejo capixaba foi impulsionado principalmente pelos setores de artigos de uso pessoal e doméstico (25,4%), tecidos, vestuário e calçados (23,4%), móveis e eletrodomésticos (17,4%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (11,1%).

Varejo ampliado também apresenta avanço
O varejo ampliado, que inclui vendas de veículos e material de construção, também teve desempenho positivo no Espírito Santo, com aumento de 0,6% no volume de vendas em fevereiro. No mesmo período, o Brasil registrou retração de 0,4% e o Sudeste, de 0,5%.

Na comparação com fevereiro de 2024, o Espírito Santo teve alta de 7,8% no varejo ampliado, contra 2,4% no Brasil e 2,5% no Sudeste. “Isso significa que, em média, o desempenho interanual do estado foi três vezes maior do que o do Brasil e do Sudeste”, explicou André Spalenza.

Atacado também mostra sinais de recuperação
No atacado, o segmento de veículos, motocicletas, partes e peças registrou crescimento acumulado de 10,75% nos últimos 12 meses. Já o setor de material de construção teve alta de 10,5% na comparação entre os meses de fevereiro de 2024 e 2025, e de 8% no acumulado do ano, apesar de queda de 6,5% em 12 meses, indicando sinais de recuperação recente.

O atacado especializado em alimentos, bebidas e fumo apresentou o maior crescimento percentual na comparação entre fevereiro de 2024 e 2025 (22,1%) e no acumulado do ano (21,4%). Em 12 meses, o avanço foi mais modesto (0,7%), sugerindo impulso recente após período de estabilidade.

0
0
Atualizado: 09/05/2025 17:32

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.