O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a União Europeia (UE) assinaram, nesta segunda-feira (22), a carta de intenções para o fortalecimento de parcerias, principalmente no que diz respeito ao apoio ao desenvolvimento sustentável e aos investimentos no Brasil.
A carta dá continuidade à formalização da doação de aproximadamente 20 milhões de euros, cerca de R$ 120 milhões, da União Europeia ao Fundo Amazônia.
A assinatura do documento foi feita durante o IV Fórum Brasil – União Europeia.
Sobre o feito, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, afirmou que “essa sinalização é muito importante, porque é uma contribuição do conjunto dos 27 países que fazem a União Europeia. Tem um significado maior, dá muito respaldo e credibilidade ao Fundo Amazônia, que se consolidou por ter uma gestão transparente, eficiente, responsável e por responder a uma das principais demandas, que é a dramática crise climática do planeta.”
Mercadante destacou ainda que a Amazônia é decisiva no equilíbrio do clima. Além disso, apontou que os recursos permitem também a conectividade das populações ribeirinhas, comunidades indígenas e quilombolas.
Enquanto isso, a comissária da União Europeia para Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen, afirmou que o “compromisso deverá respaldar os esforços do governo brasileiro e vai possibilitar a aceleração da luta contra o desmatamento.”
Segundo informações divulgadas pelo BNDES, o Fundo Amazônia tem hoje R$ 3,9 bilhões em recursos.