O Sistema CNC-Fecomércio-Sesc-Senac realiza nesta terça-feira (16) o DIA S, mobilização nacional com a intenção de conscientizar a sociedade sobre o PLV 9/23, que prevê a retirada de 5% dos recursos destinados ao Sesc e Senac para o financiamento da Embratur.
O corte foi aprovado na Câmara dos Deputados, por meio dos artigos 11 e 12, inclusos no (PLV) 09/2023, e deve ir à votação no Senado Federal, na quarta-feira (17/05). A ação de mobilização será realizada pela CNC, Sesc, Senac nacionais e Fecomércio, Sesc e Senac locais, em todo o país.
Aqui no Espírito Santo, o DIA S terá a participação dos funcionários do Sistema Fecomércio-ES – Sesc e Senac, que se concentrarão em frente ao Senac na Avenida Beira Mar, a partir das 16h, para uma mobilização pacífica. A previsão é de que o movimento reúna centenas de pessoas em defesa do Sesc e Senac, que são entidades reconhecidamente essenciais para os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, para a promoção da educação, da saúde, da cultura, do bem-estar e da qualificação profissional.
Também participarão da mobilização as 17 unidades do Sesc, presentes em 11 municípios, e as unidades do Senac, localizadas em 10 municípios. O Sesc e o Senac são instituições que atuam há 77 anos no Brasil, promovendo ações em diversas áreas, como saúde, cultura, lazer, educação, formação profissional e estímulo ao empreendedorismo. Com a aprovação do PLV 9/23, esses recursos serão transferidos para a Embratur, em detrimento das atividades realizadas pelo Sesc e Senac. Com isso, quem irá perder são as pessoas mais pobres, que terão maior dificuldade à oferta de serviços gratuitos pelo Sesc e Senac, impactando a sociedade.
Abaixo-assinado
Em uma das ações para sensibilizar o Senado Federal pela não aprovação do corte de 5% previsto no Projeto de Lei, a CNC iniciou um abaixo-assinado on-line, contando com o apoio da Fecomércio-ES.