O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) realiza a Semana do MEI 2023. Com atendimento especializado, online e presencial, o foco da mobilização são os Microempreendedores Individuais capixabas.
“Os MEIs são a força do empreendedorismo no Espírito Santo, eles representam mais de 65% dos pequenos negócios capixabas. Fazer esse evento voltado para os empreendedores é impulsionar ainda mais a economia do estado, pois estamos dando condições para que eles aprendam a gerir seus negócios e consequentemente os mantenham ativos, gerando emprego e renda”, disse o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.
Serão cinco dias de plantão presencial, de 15 a 19 de maio, em 16 municípios capixabas: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Aracruz, Colatina, Linhares, Nova Venécia, São Mateus, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Guaçuí, Ibatiba, Jerônimo Monteiro, Venda Nova do Imigrante e Santa Maria de Jetibá. Os interessados terão acesso a atendimento jurídico, contábil, acesso a crédito, melhoria da gestão, marketing digital, finanças e aumento de vendas.
Os microempreendedores individuais também vão participar de palestras, oficinas práticas e cursos com conteúdos e histórias de sucesso, e terão a oportunidade de fazer networking com outros empreendedores.
O plantão presencial será realizado em tendas, atendimentos itinerantes e escritórios do Sebrae/ES, das 09h às 17 horas. Confira os locais: https://bit.ly/SemanadoMEI-Locais.
Crescimento dos MEIs
No Espírito Santo, os MEIs representam 67% dos pequenos negócios, ultrapassam 290 mil negócios ativos. Entre as atividades mais recorrentes estão lojas de roupas e acessórios, salões de beleza e outras atividades de estética, construção civil e atividades ligadas à alimentação. De acordo com a Receita Federal, mais da metade dos MEIs (54,6%) têm idade entre 31 e 50 anos e 48% são mulheres.