economia

Sebrae/ES anuncia investimento de R$ 50 Milhões para impulsionar turismo capixaba

02 ago 2024 - 13:52

Redação Em Dia ES

Share
Novo projeto visa transformar territórios capixabas, explorando o potencial turístico e promovendo desenvolvimento econômico e social
O Sebrae/ES anunciou na última quarta-feira (31) um plano estratégico para alavancar o turismo no Espírito Santo. Foto: Andressa Bergamaschi/Site Em Dia ES

O Sebrae/ES anunciou na última quarta-feira (31) um plano estratégico para alavancar o turismo no Espírito Santo, envolvendo investimentos substanciais e a colaboração com diversas entidades. O objetivo é impulsionar o turismo como motor econômico, gerando oportunidades e transformando realidades em todo o estado.

O superintendente Pedro Rigo destacou que o Sebrae está presente em 78 municípios capixabas, com escritórios regionais preparados para atender os empreendedores locais. “Nós queríamos, de fato, transformar toda essa capacidade, toda essa energia do Sebrae em favor do desenvolvimento do Espírito Santo, de forma muito específica, através do turismo”, afirmou Rigo.

Com um compromisso de investir cerca de R$ 50 milhões em três anos, o Sebrae pretende atender aproximadamente 135.000 empreendedores. “Nós vamos investir algo em torno de 50 milhões de reais, recursos próprios do Sebrae. Nesses três anos de atuação e com esse propósito de estar trabalhando o turismo como grande alavanca econômica das nossas regiões”, explicou.

A estratégia inclui o mapeamento de quase 900 atrativos turísticos no Espírito Santo, visando destacar o potencial pouco explorado do estado. Rigo ressaltou a diversidade das atrações, desde o turismo de aventura, com destaque para regiões como Pancas e Caparaó, até o tradicional turismo de sol e praia. “Nós estamos falando de um estado rico, de um estado com muitas oportunidades. Mas temos o desafio de colocar todas essas oportunidades, todos esses atrativos à disposição do brasileiro, do capixaba”, disse ele.

O plano do Sebrae também envolve a criação de uma governança robusta, com a colaboração de entidades empresariais, secretarias estaduais e municipais, além de organizações locais. “Nós estamos entendendo que todos estão conectados do governo do Estado aos governos municipais, as governanças empresariais, a Fecomércio, a Câmara Empresarial do Turismo, o Senac, ou seja, o Sesc entrando conosco nisso, o Senac”, afirmou Rigo, destacando a importância de uma ação conjunta para o sucesso do projeto.

Outro ponto destacado foi a necessidade de profissionalizar o turismo no estado, visando colocar o Espírito Santo nas principais prateleiras de agências de viagens do Brasil. “Esse é um grande desafio que nós estamos assumindo”, enfatizou Rigo, mencionando a realização de eventos como a Convenção Braztoa para promover o estado junto a operadores de turismo.

O Sebrae também está desenvolvendo indicadores para monitorar o progresso do plano, incluindo o aumento no número de empresas de atividades turísticas e o fortalecimento das governanças locais. “Nós queremos aumentar em 30% essa relação, comparando com as empresas dos segmentos outros que não seja turismo”, explicou Rigo, ressaltando a importância da organização territorial para o desenvolvimento sustentável do turismo no Espírito Santo.

1
0
Atualizado: 02/08/2024 16:48

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.