Linhares, Colatina e Baixo Guandu receberão investimentos em unidades de saúde
A Fundação Renova, responsável pelos reparos causados pela tragédia de Mariana, irá repassar R$ 60 milhões ao Espírito Santo para ações de combate à Covid-19. Somado aos recursos que também serão repassados ao estado de Minas Gerais, o valor ultrapassa os R$ 150 milhões. No Espírito Santo, os investimentos serão feitos na construção de unidades de pronto-atendimento em Linhares e Colatina e a construção de um hospital de pequeno porte em Baixo Guandu.
A definição dos valores que serão repassados aos dois estados aconteceu no último dia 23 de agosto, pela 12ª Vara da Justiça Federal de Belo Horizonte, após deliberação do Comitê Interfederativo (CIF) composto por membros do Espírito Santo e Minas Gerais. A Renova tem 30 dias para efetuar o depósito judicial.
O dinheiro é uma antecipação da reparação pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana, em 2015 e serão alocados no SUS para reforçar o combate à pandemia. Em relação aos estados, os recursos serão usados para a compra de equipamentos médicos, ambulâncias, monitores cardíacos, respiradores pulmonares, camas, etc. Já em relação aos municípios, o dinheiro poderá ser aplicado na aquisição de medicamentos e contratação de profissionais de saúde.