O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e a empresa Vale S.A. firmaram, nesta terça-feira (15), um protocolo de intenções para fomentar a economia verde no Espírito Santo. A parceria visa o desenvolvimento de iniciativas voltadas à produção e ao consumo de combustíveis de baixo carbono, como biometano e hidrogênio verde, além da aplicação de tecnologias de captura e armazenamento de gás carbônico (CO₂).
Assinada no Palácio Anchieta, em Vitória, a iniciativa tem como foco a descarbonização da indústria capixaba, especialmente nos setores de mineração e siderurgia. O objetivo é construir modelos de negócios e estruturas de financiamento que possibilitem a transição energética e estimulem cadeias produtivas alinhadas com os princípios da sustentabilidade.
“A assinatura do documento sinaliza um passo importante para a construção de um ambiente mais favorável à inovação verde no Estado e reafirma o compromisso do banco em apoiar projetos que promovam a transição energética e o desenvolvimento sustentável do Espírito Santo”, afirmou o diretor-presidente do Bandes, Marcelo Saintive.
Segundo a gerente de Mudanças Climáticas da Vale, Vivian MacKnight, o protocolo representa um avanço na estratégia corporativa da empresa. “Temos metas claras para reduzir nossas emissões e buscamos soluções inovadoras para alcançar esses objetivos. Acreditamos que o Bandes pode ser uma alavanca de desenvolvimento para que as empresas estejam cada vez mais preparadas para atenderem o mercado de forma sustentável”, destacou.
A parceria também prevê a elaboração de estudos técnicos, o compartilhamento de conhecimentos e a mobilização de especialistas e agentes de mercado nacionais e internacionais para apoiar os projetos que surgirem a partir do acordo.
Para a diretora Operacional do Bandes, Gabriela Vichi, o protocolo representa mais que um compromisso com o crédito. “Estamos criando as condições necessárias para que novas cadeias de valor surjam no Estado, por meio da produção de combustíveis de baixo carbono. A Vale é um grande demandante do insumo, precisamos identificar e estimular o potencial de produção que o estado tem, e esta parceria é o primeiro passo para isso”, pontuou.
Durante o evento, o governador Renato Casagrande, comentou sobre os próximos passos relacionados à criação do Fundo de Descarbonização. “Temos condições de publicar o edital para selecionar a gestora do Fundo e vamos dar o pontapé inicial e definitivo para esse caminho sem volta que é a descarbonização”, disse.
O vice-governador, Ricardo Ferraço, ressaltou a relevância do acordo para a criação de soluções com potencial de impacto nacional. “Colocar de pé uma cooperação como essa vai estimular que outras empresas também possam se associar. A Vale está presente em alguns estados brasileiros, mas somos pioneiros numa iniciativa como essa. É mais uma experiência capixaba sinalizando ao País o caminho”, afirmou.
Nos últimos anos, o Bandes tem atuado de forma estratégica no apoio a políticas públicas de desenvolvimento sustentável. O banco tem investido na criação de instrumentos financeiros voltados a tecnologias limpas, no incentivo à inovação industrial e na mobilização de capital voltado à economia verde.
A assinatura do protocolo com a Vale amplia esse escopo e estabelece uma base de cooperação para projetos de longo prazo voltados à redução de emissões, ao fortalecimento da transição energética e à modernização de setores industriais estratégicos no Espírito Santo.