A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) do Espírito Santo avançou pela quarta vez consecutiva em setembro. O crescimento foi de 2,3% na passagem de agosto para setembro, registrando 108,8 pontos, superando a média nacional novamente (que foi de 102,6 pontos). Em relação ao mesmo mês de 2022, apresentou alta de 32,1%. Com o resultado de setembro, o indicador avançou no nível de satisfação (acima de 100 pontos).
Os números constam no levantamento analisado pela Fecomércio-ES com base nos dados divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
Na comparação mensal, todos os sete subíndices apresentaram variações positivas, com destaque para momento para duráveis (+5,8%) e perspectivas profissionais (+5,1%). Os outros são: emprego atual (+2%), renda atual (+1,6%), perspectivas de consumo (+1,3%), nível de consumo atual (+1,2%) e compra a prazo (+0,5%). Em relação a setembro do ano passado, todos os subíndices obtiveram avanços.
O segundo semestre já movimenta o comércio de bens e serviços e concentra datas importantes para as vendas. Na avaliação da Fecomércio-ES, são vários os fatores que estão contribuindo para fornecer melhores condições de consumo como o controle da inflação, a queda nos juros, a disponibilização de benefícios de renda e os mutirões de renegociação de dívidas.
Além disso, o mercado de trabalho formal, mesmo que em menor ritmo, vem mostrando resultados positivos e tem dado mais segurança para a intenção de compra.
Brasil
A ICF apurada para o Brasil marcou 102,6 pontos, ficando estável em relação ao mês anterior. Em comparação com o mesmo mês de 2022 mostrou alta de 21,5%. Enquanto o indicador do Brasil retomou ao patamar de satisfação em 2023 somente em agosto, o do Espírito Santo está nesse nível desde junho.