economia

Espírito Santo registra crescimento na produção de leite, tilápia e mel em 2023

24 set 2024 - 15:15

Redação Em Dia ES

Share
Relatório do IBGE aponta aumento significativo na agropecuária capixaba, com destaque para leite, tilápia e mel
Produção de leite, tilápia e mel cresce no Espírito Santo em 2023. Foto: akaratwimages

A produção agropecuária no Espírito Santo registrou crescimento nas cadeias produtivas de leite, tilápia e mel em 2023, de acordo com dados do IBGE. O setor leiteiro teve um aumento de 5,74%, enquanto a produção de tilápia cresceu 15,25% e a de mel subiu 0,86%, consolidando o agronegócio como um dos pilares da economia do Estado.

A produção de leite no Espírito Santo saltou de 345,2 milhões de litros em 2022 para 365,1 milhões de litros em 2023, um crescimento impulsionado por investimentos em tecnologia, melhorias na infraestrutura e ações estratégicas para aumentar a produtividade nas fazendas.

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) lançou, em agosto de 2023, o Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Leite, com o objetivo de elevar a autossuficiência do estado na produção de leite.

“As iniciativas do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Leite, em sinergia com o Pedeag 4, representam um marco fundamental para a revitalização da produção leiteira capixaba. Os resultados preliminares demonstram a eficácia das medidas adotadas”, explicou Enio Bergoli, secretário de Agricultura do Estado.

Na aquicultura, a produção de tilápia registrou um aumento significativo de 15,25%, passando de 5,4 milhões de quilos em 2022 para 6,2 milhões de quilos em 2023. Esse crescimento reforça a importância da piscicultura como atividade econômica e de segurança alimentar, com impacto direto na geração de empregos no interior do Estado.

A produção de mel também apresentou um leve crescimento, alcançando 811,2 mil quilos em 2023, contra 804,3 mil quilos no ano anterior. O mel produzido no Espírito Santo é reconhecido pela sua qualidade e pureza, com potencial para expandir sua participação nos mercados interno e externo.

0
0
Atualizado: 24/09/2024 17:01

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.