O Espírito Santo consolidou-se como o estado com a melhor Solidez Fiscal do Brasil e posicionou um de seus municípios como o segundo mais competitivo do país no Ranking de Competitividade 2025, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). No levantamento geral entre as unidades da federação, o ES ficou com a 7ª posição, caindo um posto em relação a 2024. Na análise municipal, a Grande Vitória demonstrou força ao colocar três cidades entre as cinco melhores do país na dimensão Instituições.
Os rankings avaliam a capacidade competitiva de todos os 27 estados e dos 418 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, servindo como uma ferramenta de diagnóstico e direcionamento de políticas públicas.
Liderança fiscal e desafio na segurança marcam desempenho do ES
A 7ª colocação do Espírito Santo no Ranking de Competitividade dos Estados é sustentada por pilares de excelência. O principal destaque é a Solidez Fiscal, área na qual o estado alcançou a 1ª posição no país, atestando a eficiência de sua gestão de contas públicas. Outro ponto forte é a Infraestrutura, que garantiu a 2ª colocação nacional.
O estado também figura bem posicionado em Sustentabilidade Ambiental (4º lugar), Sustentabilidade Social (7º), Educação (7º) e Eficiência da Máquina Pública (8º). O pilar de Capital Humano aparece na 10ª posição.
Em contrapartida, o principal entrave para uma melhor colocação no ranking geral é a área de Segurança Pública. Neste pilar, o Espírito Santo ocupa a 22ª posição entre as 27 unidades da federação, sendo apontado como o principal desafio para a competitividade estadual.
| Pilares e Indicadores | Posição Brasil | Posição Região | Nota Normalizada |
|---|---|---|---|
| Ranking Geral | 7º | 3º | 62,4 |
| Sustentabilidade Ambiental | 4º | 2º | 78,0 |
| Capital Humano | 10º | 3º | 63,9 |
| Educação | 7º | 3º | 70,9 |
| Eficiência da Máquina Pública | 8º | 3º | 82,9 |
| Infraestrutura | 2º | 2º | 67,1 |
| Inovação | 15º | 4º | 46,1 |
| Potencial de Mercado | 18º | 3º | 29,8 |
| Solidez Fiscal | 1º | 1º | 100 |
| Segurança Pública | 22º | 4º | 7,5 |
| Sustentabilidade Social | 7º | 3º | 74,8 |
Municípios capixabas se destacam no cenário nacional
O protagonismo capixaba ficou evidente na análise municipal. Vitória alcançou a vice-liderança nacional, tornando-se a 2ª cidade mais competitiva do Brasil. A capital subiu uma posição em relação ao ano anterior, ultrapassando São Paulo (SP) e ficando atrás apenas de Florianópolis (SC).
A ascensão foi impulsionada por um salto de 66 posições na dimensão Sociedade. Além disso, a capital do estado é a 1ª do país no pilar de Capital Humano e a 4ª em Acesso à Saúde. O ponto de maior vulnerabilidade do município é o pilar de Telecomunicações, no qual ocupa a 300ª posição nacional, apesar de ter avançado 28 colocações.
O desempenho da Região Metropolitana foi um dos pontos altos para o estado. Na dimensão Instituições, que mede a qualidade da máquina pública e a sustentabilidade fiscal, três municípios capixabas estão entre os cinco melhores do Brasil: Vitória (3º), Serra (4º) e Vila Velha (5º).
A Serra avançou oito posições para chegar ao 4º lugar, impulsionada pela melhora nos pilares de Sustentabilidade Fiscal (subiu para 13º) e Funcionamento da Máquina Pública (agora em 9º).
Vila Velha subiu duas posições, alcançando o 5º lugar na dimensão. O município, no entanto, apresentou uma leve queda em Funcionamento da Máquina Pública (11º) e um recuo de 10 posições em Sustentabilidade Fiscal (35º).
O ranking geral, que analisa 418 municípios, também classificou outras cidades do Espírito Santo.
As posições foram as seguintes:
. Colatina: 140ª
. Aracruz: 152ª
. Cariacica: 215ª
. Linhares: 238ª


















