O ano de 2020 mudou a forma de consumo. É difícil pensar em um novo
negócio que não tenha, como estratégia da marca, a venda dos produtos e
serviços no meio virtual. E é possível ampliar as vendas por meio das
redes sociais. Serviços disponibilizados pelo Instagram e WhatsApp, por
exemplo, estão cada vez mais ampliando as relações entre comerciantes e
consumidores.
Os dados da Pesquisa de Impactos, realizada pelo
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae),
apontam para o caminho do e-commerce: 67% das empresas adotaram canais
alternativos para realizarem as vendas, como as redes sociais,
aplicativos e sites. “Pensar em vendas, agora, inclusive no varejo, é
também pensar em estratégias online e o uso do e-commerce a favor do
negócio”, diz Andrea Gama, analista do Sebrae/ES.
Rede Social
Esse
levantamento dialoga, diretamente, com um estudo feito pela consultoria
Kantar: os dados apontam que as redes sociais cresceram, pelo menos,
40% durante o primeiro semestre de 2020. Enquanto que o levantamento
feito pelo Instituto Pesquisas de Opinião (Ipo), mostra que 85% dos
entrevistados acreditavam no Instagram como meio para a descoberta de
novos produtos, com 83% das pessoas confirmando já ter comprado via
perfis de lojas nessa rede social.
Já para o WhatsApp, segundo
pesquisa da consultoria Accenture, já são mais de 160 milhões de
usuários desse aplicativo, no Brasil; com 83% desses usando dessa rede
de comunicação para realizar compras online. Ou seja, já é uma
ferramenta de conexão direta com o cliente, e o WhatsApp Business pode
ser uma ótima opção para ampliar essa relação e aumentar as vendas.
Loja Virtual
Mas
além de ampliar as vendas nas redes sociais, criar uma loja virtual, em
um portal de qualidade e que oferece as menores taxas do mercado,
também pode contribuir para o crescimento no mercado. E essa estratégia
vem agregando cada vez mais valor para a marca.
Segundo
levantamento da Ebit/ Nielsen, as vendas online ganharam 13 milhões de
novos consumidores, no Brasil, somente no ano passado. O que representou
um alcance de 79,7 milhões de clientes, nesse mesmo período: um
crescimento de 29%, comparando ao ano de 2019.
Essa é a maior
alta, em 13 anos, com o faturamento das lojas online crescendo 41%, de
2019 para 2020. Foram mais de 190 milhões de compras efetivadas durante
os doze meses do ano passado, com o e-commerce atingindo R$ 87,4 bilhões
em vendas.
E o ano de 2021 comprova que a tendência segue
aumentando para o meio virtual. Apenas no primeiro trimestre deste ano,
entre janeiro e março, foi confirmada uma alta de 57,4% nas vendas
online, quando comparado ao mesmo período de 2020 (que já tinha
registrado recorde). Foram quase 80 milhões de compras online, e um
faturamento de R$ 35,2 bilhões.
Lojampe
Para quem ainda não
sabe como abrir uma loja virtual ou está pensando em buscar novas
opções, o Lojampe pode ser uma grande oportunidade. Essa plataforma foi
criada em parceria do Sebrae com o Sistema Conampe (Confederação
Nacional das Micro e Pequenas Empresas e dos Empreendedores
Individuais), lançando o marketplace Lojampe. É um portal construído
para permitir que os micro e pequenos empreendedores tenham esse espaço
como uma plataforma dedicada exclusivamente aos seus negócios, servindo
de suporte para suas lojas online.
Ou seja, “é uma plataforma
que, na prática, é um shopping virtual para os pequenos negócios
oferecerem seus produtos e iniciarem as vendas online”, explica a
analista do Sebrae/ES, Andrea Gama.
O portal oferece facilidade
de acesso tanto aos mercados quanto aos consumidores, com uma gestão
simples da plataforma e integração com todas as redes sociais. Além de
disponibilizar uma identidade visual específica para cada loja e
segurança para os processos de compra. E já está em funcionamento:
https://lojampe.com.br/.
Talk Show
Por isso que, para o Mês
das Vendas e do Varejo, o Sebrae/ES traz uma série de serviços, entre
cursos, palestras e oficinas, para contribuir diretamente no aumento das
vendas e, consequentemente, na renda do micro e pequeno empreendedor.
Até o final deste mês, o Sebrae/ES vai realizar um ciclo de Talk Show,
sempre no período noturno, das 19h às 21h, e online. Entre as quatro
atividades previstas, duas delas chamam atenção para as vendas no
Instagram e no WhatsApp.
Para esta terça-feira, dia 13 de julho,
o Talk Show será com os palestrantes Micaela Tavares e João Neto, que
vão falar sobre “Como tornar seu WhatsApp uma ferramenta poderosa de
vendas”. E na outra terça, dia 20/07 a atividade terá como tema:
“Turbine suas vendas no Instagram”, sendo realizada pelos palestrantes
Ju Margoliano e João Neto.
“Estamos pensando no agora, e em
como potencializar e fomentar o aumento das vendas para os
comerciantes”, explica a analista do Sebrae/ES, Andrea Gama. As
inscrições para cada atividade podem ser feitas pelo
https://conteudo.es.sebrae.com.br/vendas-e-varejo.