economia

Consulta de valores a receber é liberada nesta terça-feira (7); veja como fazer

07 mar 2023 - 07:43

Redação Em Dia ES

Com CNN Brasil

Share
Banco Central abriu nova consulta este ano para cidadãos verificarem se têm "dinheiro esquecido" em alguma conta
As pessoas que tem valor esquecido em bancos ou outras instituições financeiras pode consultar. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Quem tem valor esquecido em bancos ou outras instituições financeiras pode consultar a partir desta terça-feira (7), às 10h (de Brasília), qual é a quantia disponível.

De acordo com o Banco Central, cerca de 643 mil pessoas têm mais de R$ 1.000 a sacar de “dinheiro esquecido”.

A primeira etapa da plataforma Sistema Valores a Receber (SVR) foi liberada em 28 de fevereiro, e permitia, com a utilização de um CPF ou CNPJ, consultar apenas existência ou não de “dinheiro esquecido”, sem informar o valor.

Para fazer a consulta é necessário informar a data de nascimento ou a data de criação da empresa, no caso de CNPJs.

Caso o solicitante tenha alguma quantia a receber, uma mensagem aparecerá na tela informando que o CPF ou o CNPJ e deve aguardar a data indicada para realizar os próximos passos e receber o montante.

Essa mensagem aparecerá na tela informando que o CPF ou o CNPJ tem valores a receber. Reprodução: CNN

Já em casos negativos, a mensagem que aparecerá comunicará que o CPF ou CNPJ digitado não tem nenhum valor esquecido a ser transferido.

Essa mensagem que aparecerá quando CPF ou CNPJ digitado não tem nenhum valor esquecido. Reprodução: CNN

Como consultar os valores
Assim que o Banco Central disponibilizar as informações completas no Sistema de Valores a Receber (SVR), o usuário deverá fazer a consulta novamente pelo link e, depois, clicar no botão “acessar o SVR”.

Caso não tenha fila de espera, o usuário será transferido para a página de login do site gov.br. É necessário que o cidadão tenha uma conta no site do governo e que ela seja de nível prata ou ouro.

Após acessar o site e entrar na conta, o usuário terá 30 minutos para verificar as informações sobre o recebimento, a instituição que fará o pagamento e a conta escolhida para receber o montante.

É importante ressaltar que o único site em que é possível consultar e saber como solicitar a devolução dos valores da pessoa física, empresa ou de pessoas falecidas é o https://www.bcb.gov.br/meubc/valores-a-receber.

O Banco Central não envia links para o cidadão, mensagens ou qualquer outra forma de contato para avisar que existe algum dinheiro esquecido em conta. Além disso, a consulta e a operação para receber os valores é gratuita, não cabendo ao BC cobrar pela verificação e a nenhuma instituição a cobrança pela transferência.

Leia também:

Valores a Receber: O que acontece se dinheiro não for resgatado?

1
0
Atualizado: 07/03/2023 07:44

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.