economia

Conheça os mitos e verdades sobre Leilões de imóveis

01 fev 2020 - 15:00

Redação Em Dia ES

Share
Para os que buscam aproveitar as oportunidades que um leilão pode oferecer sem correr riscos de entrar numa fria
Leilões de imóveis são uma excelente oportunidade de conseguir comprar a casa própria ou para investimento com preços bem abaixo do mercado, que podem chegar a até 60%.

O setor tem experimentado aumento em média de 47% nas vendas nos últimos três anos. Em 2018 somente a Caixa levou a leilão 4,9 mil imóveis, e a tendência é que hajam ainda mais oportunidades este ano.

Para ajudar aqueles que buscam aproveitar as oportunidades que um leilão pode oferecer sem correr riscos de entrar numa fria, o leiloeiro Antonio Sato, da Sato Leilões, respondeu a algumas das perguntas mais comuns que frequentemente ocorrem a interessados em investir nesta modalidade. Confira:

1. Há imóveis com preços quase pela metade do valor de mercado?

Verdade. Uma das grandes vantagens do leilão de imóveis é a possibilidade de pagar muito menos pelo bem arrematado. Em alguns casos, o preço original do lote pode cair 50% ou até mais. Vale ressaltar ainda que, muitas vezes, são excelentes propriedades, localizadas em regiões supervalorizadas.

2. Comprar imóveis em leilão é um dos melhores investimentos?

Verdade. O investidor pode conseguir um lucro médio de 30 a 50% ao adquirir um imóvel em leilão. No entanto, é preciso avaliar tudo para entender se o arremate realmente vale a pena — ou seja, se a propriedade necessita de reformas, se há irregularidades ou outros aspectos que podem envolver custos.

3. O pagamento do lance é sempre a vista?

Mito. Nem sempre o pagamento precisa ser à vista. De acordo com a legislação, os leilões judiciais podem oferecer um parcelamento de 25% na entrada e o pagamento do restante do valor dividido em até 30 meses. Já no extrajudicial o parcelamento deve estar previsto no edital e pode variar. Algumas instituições bancárias permitem grandes descontos à vista e também parcelamentos atrativos, com taxas de juros reduzidas.

4. É muito burocrático comprar imóveis em leilão?

Mito. No passado, de fato, o processo envolvia um processo burocrático mais árduo. Porém, o avanço da tecnologia também impactou o mercado nesse quesito, possibilitando que todo o processo — desde o cadastramento até o arremate de um bem — seja realizado por meio da internet, de forma simples e transparente.

5. É necessário abrir um processo de despejo para tirar o morador do imóvel arrematado?

Mito. Caso o imóvel esteja ocupado, é preciso apenas solicitar ao juiz a posse. Assim, o morador será comunicado por um oficial de justiça, dando um prazo para que ele saia do local. Se não for cumprido, é possível solicitar o reforço policial para que a propriedade seja desocupada.

6. Há risco de perder dinheiro em um leilão?

Mito. Aliás, uma das grandes vantagens desse tipo de leilão é a segurança de todo o processo. Isso porque, caso o arremate seja desfeito por ordem judicial, todo o dinheiro é devolvido ao comprador, inclusive o valor da comissão do leiloeiro.
0
0
Atualizado: 01/02/2020 15:00

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.