Entre os vilões da conta de luz estão equipamentos que consomem energia para gerar calor; eletrodomésticos tradicionais também aumentam os gastos
A conta de luz seguirá com a taxa extra mais elevada em julho, dentro da bandeira tarifária vermelha patamar 2. De acordo com a decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) desta terça-feira (29), a bandeira vermelha sofrerá um reajuste de 52%. Com isso, a cobrança extra passará de R$ 6,24 para R$ 9,49 a cada 100 kWh consumidos. E para reduzir o impacto desse aumento, não há segredo: é preciso economizar energia elétrica.
Entre os vilões da conta de luz estão equipamentos que consomem energia para gerar calor, como chuveiro elétrico, secadora de roupas, aquecedor e ferro de passar. Eletrodomésticos tradicionais também aumentam os gastos, principalmente geladeira, micro-ondas, freezer e lavadora de roupas.
Luiz Carlos Pereira, professor de engenharia elétrica da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), afirmou que a interrupção do horário de verão em 2019 não prejudicou o país, uma vez que o maior uso do ar-condicionado mudou a curva de carga de energia do Brasil. Ou seja, hoje não há mais um período de alto consumo de energia como antes, uma vez a demanda por eletricidade é alta durante quase o dia todo.
O engenheiro pondera, no entanto, que o próprio aumento da conta de luz deve frear o consumo de energia dos brasileiros, uma vez que o orçamento das famílias já está comprometido pela alta inflação do país.
“Estamos utilizando um recurso de emergência. Se quisermos ter uma matriz elétrica renovável, a disponibilidade energética do país vai ter de acompanhar sua capacidade de geração de energia”, disse.
Em pronunciamento na TV nesta segunda-feira (28), o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou que o governo está desenvolvendo um programa voluntário que incentiva as indústrias a deslocarem o consumo dos horários de maior demanda de energia para os horários de menor demanda, sem afetar a sua produção e o crescimento econômico do País.
10 estratégias para economizar energia
Adquira aparelhos elétricos eficientes
Eletrodomésticos mais antigos costumam ser menos eficientes. Se puder, substitua-os por aparelhos mais novos e com selo PROCEL de eficiência energética. Pesquise modelos e potências mais eficientes.
Evite banhos longos
Tome banhos de, no máximo, cinco minutos. Ao ficar tempo demais debaixo do chuveiro, você desperdiça água e consome energia elétrica em excesso, principalmente no inverno. Priorize também pelo modo “morno” ou “verão” em dias quentes.
Fique de olho no carregador de celular
Não deixe o carregador de celular na tomada sozinho ou depois que o aparelho estiver completamente carregado. Além de evitar acidentes domésticos, ele consome energia elétrica.
Aproveite a luz natural
Além de ser confortável para os olhos, aproveitar a luz natural do dia ajuda a reduzir o desperdício de energia. Evite acender luzes em ambientes já naturalmente iluminados, dê preferência por lugares com janelas amplas e paredes claras.
Evite o ‘modo espera’ dos aparelhos
Nunca deixe os aparelhos ligados no “modo espera”. Não há necessidade de continuar consumindo energia se você não os está utilizando. Tire o eletrodoméstico da tomada quando não estiver em uso.
Escolha lâmpadas LED
Dê sempre preferência às lâmpadas LED. Elas consomem até 80% menos que as lâmpadas convencionais.
Utilize a função “timer” das TVs
Evite dormir com a TV ligada. Utilize a função “timer” ou “sleep” para que ele desligue sozinho.
Utilize a geladeira com eficiência
Evite utilizar a parte de trás da geladeira ou do freezer para secar panos e roupas. Verifique sempre o estado da borracha de vedação e evite abrir a porta a todo momento.
Passe as roupas de uma única vez
Junte a maior quantidade possível de roupas para passar e sempre utilize a temperatura indicada para cada tipo de tecido. Deixe as roupas leves para passar com o ferro desligado.
Confira os fios de casa
Fios desencapados ou expostos podem gerar acidentes e contribuem para perda de energia. O recomendado é trocá-los com urgência.
Fonte: G1