economia

Confiança dos empresários do comércio capixaba cresce pelo terceiro mês consecutivo

10 dez 2024 - 09:28

Redação Em Dia ES

Share
Indicador atinge 116,2 pontos em novembro, o mais alto do Sudeste, superando a média nacional de 113,5 pontos. Black Friday e melhora na saúde financeira das famílias impulsionam otimismo
Confiança dos empresários do comércio capixaba cresce pelo terceiro mês consecutivo. Foto: Divulgação

O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (Icec) do Espírito Santo alcançou 116,2 pontos em novembro de 2024, marcando o terceiro mês consecutivo de alta e consolidando-se como o maior indicador da região Sudeste. A média nacional para o mesmo período foi de 113,5 pontos. O resultado reflete uma recuperação consistente nas expectativas do setor, superando a marca de 100 pontos, que define o nível considerado satisfatório.

De acordo com a análise do Connect Fecomércio-ES, baseado em dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o aumento progressivo do Icec é atribuído à melhora nas perspectivas econômicas e nas expectativas de vendas.

Crescimento e comparativos
O Icec registrou uma evolução de 2,4% de agosto para setembro, 5,5% de setembro para outubro e 0,9% em novembro. Em comparação com novembro de 2023, o indicador cresceu 1%. Apesar do leve aumento neste último mês, os números refletem um otimismo consolidado no setor.

Entre os subíndices que compõem o Icec, o destaque ficou com as Expectativas Futuras, que englobam as percepções sobre a economia, o setor e as empresas. Esse bloco teve um avanço de 3,5% em relação ao mês anterior e de 3,1% em relação a novembro do ano passado, alcançando 144,1 pontos, o maior entre os componentes. O crescimento na expectativa para o futuro da economia foi de 5,9%.

No entanto, os subíndices de Intenções de Investimento e Condições Atuais apresentaram quedas de 0,8% e 1,1%, respectivamente, entre outubro e novembro.

Perspectivas positivas
Segundo Ana Carolina Júlio, coordenadora de pesquisas do Observatório do Comércio do Connect Fecomércio-ES, o otimismo dos empresários está relacionado à melhora na confiança dos consumidores e à redução nos índices de inadimplência.

“A Pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), também medida pela CNC, demonstra que os consumidores estão mais confiantes em relação à renda e à sua capacidade de consumo. Essa percepção é reforçada pela Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), que aponta uma redução no número de famílias com dívidas em atraso, sinalizando uma melhora gradual na saúde financeira das famílias”, explicou Ana Carolina.

Ela destacou ainda o papel estratégico da Black Friday, realizada em novembro, como impulsionador do indicador. “A Black Friday funciona como um catalisador de confiança, especialmente para pequenas empresas que dependem desse período para reforçar operações, aumentar vendas e planejar um fechamento de ano positivo”, afirmou.

0
0
Atualizado: 10/12/2024 09:28

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.