economia

Com investimento de R$ 870 milhões, Lecar abrirá nova fábrica em Sooretama

28 ago 2024 - 11:35

Redação Em Dia ES

Share
Com os novos investimentos, Sooretama se firma como um novo polo industrial no Espírito Santo, atraindo grandes empresas e gerando oportunidades para a população local
Lecar anuncia fábrica em Sooretama para produzir seu primeiro híbrido. Foto: Divulgação

Sooretama, localizada no Norte do Espírito Santo, foi escolhida para sediar a nova fábrica da montadora de veículos Lecar. O investimento de R$ 870 milhões será aplicado em uma área de 460 mil metros quadrados, às margens da BR-101. Segundo Flávio Figueiredo Assis, capixaba fundador da empresa, a localização estratégica do município, próxima ao Aeroporto de Linhares e ao complexo portuário do Estado, foi um dos fatores decisivos para a escolha da nova sede.

A fábrica, com previsão de inauguração em 2026, deverá produzir 120 mil carros por ano, empregando diretamente 1.500 pessoas e gerando até 3 mil empregos indiretos.

A escolha de Sooretama como sede da Lecar foi avaliada positivamente pelo prefeito Alessandro Broedel Torezani.

“A chegada da Lecar consolida Sooretama como um dos maiores municípios do Espírito Santo na atração de indústrias. Somente no ano de 2023, foram habilitadas 24 novas empresas entre Compete e Invest, e neste ano já foram habilitadas 16”, afirmou ele ao Em Dia ES.

O prefeito destacou ainda que “tais investimentos impactarão diretamente o desenvolvimento econômico da nossa cidade e abrangerão todo o norte do Espírito Santo.”

A instalação da Lecar em Sooretama faz parte de uma estratégia maior, alinhada entre o município e o governo do estado, para facilitar a atração de investimentos. O prefeito mencionou a parceria como fundamental para esse desenvolvimento.

“Desenvolvemos a legislação municipal que isenta o investidor de todos os tributos municipais, como alvarás, IPTU e taxas. Possuímos licenciamento ambiental próprio e redução do ISS para 2%, tudo em consonância com a legislação estadual, além de estarmos localizados na área da Sudene.”

Além dos empregos diretos e indiretos, a chegada da Lecar promete outros benefícios para a comunidade local.

“O crescimento do comércio local, a chegada de novos investimentos no setor hoteleiro, ampliação na oferta de serviços de alimentação, além de uma oferta maior nos serviços de capacitação”, destacou Broedel.

A Lecar vai produzir inicialmente o modelo “Lecar 459 Híbrido” em Sooretama. Sobre a integração de práticas sustentáveis, o prefeito afirmou que o município “tem 43% do seu território coberto por uma Reserva Ambiental preservada. As práticas adotadas pelas indústrias vão ao encontro dessa característica marcante do município, que busca o desenvolvimento preservando e protegendo o meio ambiente.”

Com a previsão de instalação de mais cinco empresas no novo complexo industrial, as expectativas são de que essas indústrias impulsionem ainda mais o desenvolvimento econômico e social de Sooretama.

“A chegada dessas indústrias proporciona um aquecimento na economia, a melhoria da qualidade de vida da população e o desenvolvimento humano e social em toda a cidade”, disse o prefeito.

O governo do estado também está investindo em Sooretama para apoiar esse crescimento. No último sábado (24), o governador Renato Casagrande anunciou a desapropriação de uma área de 120 mil metros quadrados para a criação do Polo Empresarial de Sooretama, com início previsto para dezembro de 2024 e conclusão em 2025.

O projeto visa atrair novas indústrias, gerando empregos e aumentando a arrecadação fiscal do município. Casagrande destacou: “O governo do estado do Espírito Santo está transformando Sooretama para melhor, com tanto investimento que fazemos em parceria.”

4
0

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.