economia

Coluna: E se houver outra crise?

22 abr 2020 - 20:31

Redação Em Dia ES

Share
“Só quando a maré baixa é que você descobre quem estava nadando nu.” Esta brilhante frase do investidor Warren Buffett, me levou a reflexão e me inspirou a escrever esse texto.

Desde o inicio da minha carreira, como estagiário, sempre gostei de observar como os escritórios de advocacia lidavam com dinheiro e com sua administração interna, ponto muitas vezes inferiorizado ou até mesmo secundário para alguns advogados e escritórios menores. 

Da mesma forma enquanto me desdobrava para atender os prazos estabelecidos por esses advogados, analisava como nossos clientes (em sua maioria pequena e medias empresas) organizavam seus procedimentos internos, desde uma conversa simples com um funcionário, até em como lidavam com problemas trabalhistas ou tributários realmente sérios. 

Com o tempo fui notando que poucos eram os escritórios, e empresas que realmente tinham um planejamento estratégico bem definido, com metas tangíveis, identificação de publico alvo, e caixa para suportar crises como há que estamos enfrentando atualmente.
 
A soma desses fatores com o atual cenário me fez lembrar a frase de Bufett que inicia esse texto: “Só quando a maré baixa é que você descobre quem estava nadando nu.”, e foi exatamente o efeito dessa pandemia que nos mostrou, em poucas palavras, “quem estava nadando nu”. 
De acordo com SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às micro e pequenas empresas) pelo menos 600 mil micro e pequenas empresas fecharam as portas e 9 milhões de funcionários foram demitidos em razão dos efeitos econômicos da pandemia. Entre essas empresas estão o supermercado, a padaria e também vários escritórios de advocacia espalhados pelo país. 

Isso nos leva a uma conclusão lógica, precisamos nos planejar para crises, grandes crises! 

Oliveira (2003) conceitua o planejamento estratégico como sendo um conjunto de objetivos, finalidades, metas, diretrizes e planos voltados para atingir objetivos pré- estabelecidos. É no planejamento estratégico que se inicia a preparação da organização para o alcance dos seus objetivos.

Segundo Chiavenato e Sapiro (2003) planejamento estratégico é o processo de estratégias organizacionais que visa à inserção da organização e de sua missão no mercado onde está atuando. O planejamento estratégico está relacionado com objetivos tanto de longo quanto médio prazo que afetam a direção que a empresa vai tomar ou a viabilidade dela ser aberta.

“Planejamento estratégico é o processo contínuo de, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvem riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução dessas decisões e, através de retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas.” (DRUCKER, 1984 apud CHIAVENATO & SAPIRO, 2003)

O planejamento estratégico pode ser considerado um processo fundamental de auxilio à administração para atingir metas e objetivos da empresa, por meio de acompanhamento, monitoramento e avaliação de todo seu processo. Em resumo o planejamento estratégico é um processo que prepara a empresa para o que está por vir, dessa forma o gestor poderá adotar ações preventivas a fim de alcançar seus objetivos. 

Devemos internalizar essas praticas e a partir da atual dificuldade nos preparamos melhor para a próxima crise, e para os problemas futuros, com isso diminuímos os efeitos negativos e protegemos as pessoas que amamos.

Rômulo Corrêa Alves
Graduando em Direito pela faculdade Multivix.

O artigo publicado é de inteira responsabilidade exclusiva de seu autor e não representam as idéias ou opiniões do site EMDIAES.

0
0
Atualizado: 22/04/2020 20:31

Se você observou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, nos avise. Clique no botão ALGO ERRADO, vamos corrigi-la o mais breve possível. A equipe do EmDiaES agradece sua interação.

Comunicar erro

* Não é necessário adicionar o link da matéria, será enviado automaticamente.

A equipe do site EmDiaES agradece sua interação.