Para 47% do mercado financeiro brasileiro, a economia sob o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está caminhando na direção correta, enquanto 53% avaliam que ela está sendo guiada de maneira errada.
Em maio, 10% dos entrevistados acreditavam que a condução estava no caminho certo, enquanto 90% discordavam dos rumos.
Os dados fazem parte da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (12), que acompanha a avaliação das pessoas em relação a diversos temas no governo Lula.
Foram feitas 94 entrevistas com gestores, economistas, analistas e tomadores de decisão das maiores casas de investimento de São Paulo e Rio de Janeiro entre os dias 6 e 10 de julho.
Melhora em 12 meses
A pesquisa também mostrou que 53% dos entrevistados acreditam que a economia vai melhorar nos próximos 12 meses, enquanto 21% acham que a situação ficará pior e 26% afirmam que o cenário se manterá do mesmo jeito.
Em maio, 13% dos participantes do mercado acreditavam que o futuro seria melhor, enquanto 61% afirmavam ver a depreciação do quadro e 26% não acreditavam em mudanças para positivo ou negativo.
Investimentos externos
Segundo o levantamento da Genial/Quaest, 54% dos entrevistados afirmam que os investimentos externos no Brasil irão aumentar nos próximos meses. Em maio, o cenário era visto por 26%.
Outros 7% acreditam que o aporte internacional diminuirá, contra 23% em maio.
Já para 39%, o cenário se manterá igual. Em maio, a parcela que acreditava na manutenção do quadro era de 51%.