Cerca de 7 em cada 10 brasileiros já compraram em sites internacionais — principalmente a Shopee, Shein e AliExpress — mostrou pesquisa da Octadesk em parceria com o Opinion Box.
As demandas online têm aumentado cada vez mais, sendo que 88% compram dessa forma pelo menos uma vez por mês — um aumento de 3% em relação ao ano passado, conforme o levantamento.
E, quando se trata de e-commerce estrangeiro, 6 em cada 10 diz querer continuar comprando no mesmo ritmo pelos próximos 12 meses.
Mas, à medida que esse cenário vai ficando cada vez mais comum, tem quem deixe de comprar após saber que terá que pagar um imposto pela comprinha.
Conforme o estudo, 43% já desistiram de seguir em frente com o carrinho ao descobrirem que serão taxados.
Inclusive, a taxação das compras internacionais de até US$ 50 foi antecipada na semana passada nas plataformas Shoppe e Aliexpress e passou a valer no sábado (27).
Rodrigo Ricco, fundador e diretor geral da Octadesk, pontua que os consumidores estão cada vez mais em busca de facilidades e conveniênicas.
“Preços, diversidade de produtos e qualidade acabam influenciando sua decisão de compra nos e-commerces internacionais. Essa situação gera desafios de competitividade, mas também oportunidades para o empreendedor nacional”, explica.
Por isso, 72% dos entrevistados indicaram que o frete grátis é um dos fatores que a população considera ao fazer compras, seguido de promoções (61%) e do prazo de entrega (48%).
Ricco destaca haver uma mudança estrutural nos hábitos de consumo, gerada pela conveniência e pela conectividade, facilidades que o consumidor tem buscado cada vez mais.
Exemplo disso é o meio para as comprar: segundo a pesquisa, 7 em cada 10 consumidores responderam que o smartphone é o meio preferido para esse tipo de atividade.