O projeto Cultura em Toda Parte foi lançado no domingo (14) no Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, durante a programação do Parque Aberto. A iniciativa, que visa levar atividades culturais gratuitas a diversas regiões do Espírito Santo, contará com apresentações artísticas selecionadas por meio de um chamamento público cujas inscrições já estão abertas.
O evento de lançamento contou com contação de histórias, apresentações musicais e espetáculos de dança, atraindo público diversificado.
As inscrições para o chamamento público, que começou na última quarta-feira (10) e se encerram no próximo dia 31, estão sendo realizadas por meio da plataforma do Mapa Cultural.
Serão selecionadas 144 propostas de atividades culturais, incluindo oficinas, palestras, shows e espetáculos em diversas linguagens artísticas. As atividades ocorrerão em espaços culturais de diferentes municípios capixabas durante dez finais de semana, sempre de forma gratuita.
Os artistas e grupos culturais interessados poderão receber cachês de até R$ 6 mil pelas apresentações, e o resultado do processo seletivo será divulgado no dia 15 de agosto de 2024. O projeto, gerido pelos institutos IBCA e Raízes, foi idealizado pela Secretaria da Cultura (Secult) e financiado pela Lei Paulo Gustavo, com um investimento total de R$ 2,1 milhões.
“É um investimento importante na cultura que tem objetivo de levar atividades culturais a locais que quase nunca têm a oportunidade de desfrutar da apresentação de um teatro ou de uma leitura, por exemplo. O Cultura por Toda Parte tem esse objetivo, além de gerar oportunidades aos nossos artistas. Assim, o Estado cumpre o seu papel nas duas pontas: uma dando acesso à cultura e do outro incentivando quem vive da arte”, afirmou o governador Renato Casagrande.
O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, destacou a importância do projeto para a democratização do acesso à cultura e o incentivo aos artistas locais.
“Essa ação leva diversas atividades artísticas para as dez microrregiões do Espírito Santo, fortalecendo a produção artística e colocando a cultura como um fator importante para o desenvolvimento social nos territórios envolvidos. Este ano, são 144 propostas de atividades, envolvendo 24 localidades. É teatro, música, formações, palestras, contação de histórias e diversas outras atividades artísticas”, afirmou Noronha.
Durante o Parque Aberto, além da cerimônia de lançamento do projeto, o público pôde apreciar a contação de histórias “O sumiço do Galo Vermelho”, apresentada pela professora Ione Duarte, o espetáculo de dança Búredì do projeto EluzArte e o show “Ah Lekah Txori” da cantora Eloá Puri.