Uma programação especial vai marcar o aniversário de 50 anos do primeiro mosteiro zen-budista da América Latina, que fica em Ibiraçu, no Espírito Santo. Fundado em agosto de 1974, o Mosteiro Zen Morro da Vargem segue a prática monástica cotidiana e ininterrupta, seguindo a tradição dos ancestrais mosteiros japoneses, e, ao mesmo tempo, com o frescor de uma nova floração, dentro de outra realidade, outro continente, outro país, fincando suas raízes definitivamente no solo brasileiro.
Para celebrar a data, acontece a programação festiva neste sábado, dia 31 de agosto, a partir das 16 horas, na Praça Torii, onde está o Grande Buda de Ibiraçu. Para celebrar o Jubileu de Ouro do Mosteiro Zen Morro da Vargem, os visitantes vão poder aproveitar oficinas, exposições, apresentações culturais, presenças do Consulado-Geral do Japão no Brasil e da Prefeitura de Aya (Província de Miyazaki, Japão), além do concerto da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo (Oses), entre outras atividades.
O evento contará com apresentações musicais da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (Oses), com a participação da cantora lírica japonesa Eiko Senda e da Orquestra Jovem Vale Música (Instituto Vale). Outro destaque do mosteiro é o incentivo ao respeito intercultural.
“Traz um contato singular com a natureza e as atividades educacionais e ambientais, abrigando diálogos de convivência entre indivíduos e comunidades. Esse é um lugar bem especial no Espírito Santo, que merece ser celebrado”, afirma o secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha.
O evento, que será aberto ao público e gratuito, acontece em parceria com a Secretaria da Cultura (Secult), a Prefeitura de Ibiraçu, o Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes), o Serviço Social do Comércio no Espírito Santo (Sesc), o Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro, a Prefeitura de Aya (Província de Miyazaki, Japão), a Academia Brasileira de Ikebana Sanguetsu e a Associação Nikkei de Vitória.